A função da caixa d’água é armazenar água e para fazer de forma eficaz é preciso saber que tipo de reservatório ideal para a empresa ou residência. A variação vai além da capacidade volumétrica. É preciso saber o formato e também o material mais indicado.
As condições do local onde a caixa d’água será instalada também têm que ser levadas em consideração, assim como as características de abastecimento de água na região. Em alguns locais é aconselhável optar por um reservatório que irá garantir água em períodos de corte de abastecimento, por exemplo. Conheça os diferentes tipos de reservatórios:
Polietileno
Em geral armazena até 15 mil litros. São leves, flexíveis e empilháveis o que facilita o manuseio, transporte e instalação.
Poliéster reforçado
Feito por encomenda, é fabricado em resinas de poliéster reforçado com fibra de vidro. São produzidos módulos que são montados diretamente no local de instalação. Armazena até 500 mil litros de água.
Fibra de vidro
Existem diversos tamanhos e formatos, sendo possível encontrar capacidades entre 300 litros e 25 mil litros.
Aço carbono
São considerados reservatórios de grande porte e podem armazenar de 2 mil litros a meio milhão de litros. Existem diferentes modelos para atender a diversas necessidades de pressão d’água, entre eles o reservatório tipo taça e o tubular.
Concreto
Os reservatórios de concreto são considerados de grande porte e em geral tem formato cilíndrico. São pré-fabricados, sendo concluídos no local em que será instalado.
Comentários no Facebook