Rio Grande do Norte está passando por forte seca

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Rio Grande do Norte está passando pela pior seca dos últimos 50 anos. O governo já decretou situação de emergência em 150 dos 167 municípios do estado.  As chuvas, que já eram poucas, diminuem a cada dia.

Em novembro do ano passado a companhia que distribui água no estado comunicou que nove municípios haviam entrado em colapso, ou seja, não tinha água suficiente para abastecê-los. Após o anuncio, a companhia parou de cobrar pelos serviços prestados nas localidades de Ipueira, Carnaúba dos Dantas, Equador, São José do Seridó, Antônio Martins, Água Nova, João Dias, Pilões e São Francisco do Oeste.

Muitos animais e lavouras não sobreviveram a falta d’água. Já os moradores participam de uma batalha diária pela própria sobrevivência em busca de água potável. Existem programas que distribuem água, como o do Exército, que é responsável por levar água a 835 cidades, tanto no Rio Grande do Norte como em outros oito estados, ajudando quase 4 milhões de pessoas.

Seca é a pior dos últimos 50 anos

Seca é a pior dos últimos 50 anos

No Rio Grande do Norte, o governo estadual mantém ainda caminhões-pipa a 24 municípios que não fazem parte dos que são assistidos pelo projeto do Exército. No entanto só tem água disponível para abastecer até o fim deste mês. Após esse período será preciso ajuda do Governo Federal. Em outubro de 2013 o Estado protocolou junto à Secretaria Nacional da Defesa Social um pedido de recursos.

Em algumas cidades como Ipueira, o abastecimento está prejudicado desde agosto e, segundo a distribuidora de água, este só voltará ao normal quando houver capacidade de retirar água das barragens da região.

O Governo do Estado se reúne toda semana para monitorar as ações estratégicas realizadas entre as secretarias estaduais, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Entre essas ações está a construção de mais de 700 quilômetros de adutoras, 3400 barragens submersas e 17 mil cisternas, além da recuperação de 60 dessalinizadores e da perfuração de mais de 200 poços espalhados em vários municípios. Com informações do G1.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?