Hoje vamos falar um pouco mais sobre o aço e entender porque ele é indicado nas construções ecologicamente corretas. Como é um material natural, pois sua matéria-prima é o ferro, um dos elementos mais abundantes no planeta.
- Econômico: quando começou o processo de produção do aço, o gasto com energia era muito grande. Na década de 60 o processo utilizava 50% a mais de energia do que hoje. Em geral, a energia utilizada vem do carvão ou eletricidade.
- Limpo: Ao diminuir o gasto energético, as emissões de CO2 caíram pela metade e a emissão de partículas foi reduzida em mais de 90%. A ainda a melhoria contínua na redução do consumo de água. Os gases residuais são reutilizados para gerar energia.
-Sem resíduos: todos os resultantes da fabricação do aço podem ser reutilizados. Um exemplo é a gusa, escória da produção, que é um material empregado para construção de estradas, ou o lastro, usado para fabricar cimento.
- Leve e resistente: o aço economiza tempo por permitir produzir com maior velocidade. Uma caixa d’água metálica, por exemplo, é fabricada em média em uma semana. Se for uma estrutura metálica, a edificação fica pronta em tempo menor e reduz possíveis problemas com a vizinhança. O tempo reduz os custos de investimento e os encargos financeiros podem ser amortizados mais rapidamente.
- Vida longa: existem diversas maneiras de proteger o aço da corrosão, principalmente com o uso de revestimento metálico ou pintura. Se for exposto direto ao tempo, o aço dura em média 10 anos. Se for bem tratado, pode durar cerca de 50 anos, dependendo do uso.
Comentários no Facebook