Após escolher o modelo de caixa d’água ideal para obra, é preciso focar em construir a base que irá fixar o reservatório. Quando o cliente adquire uma caixa d’água, a Faz Forte fornece o projeto para a execução da obra, que deve ser seguido em todos os detalhes para garantir a segurança e durabilidade do reservatório.
A primeira coisa a fazer é delimitar o local e o tamanho do bloco, ou buraco quadrado, que deverá ter cerca de 40 centímetros de profundidade. Em terrenos desnivelados é preciso um cuidado maior, como levantar uma parede de alvenaria, sendo que a altura dependerá das condições do terreno.
A base que irá receber a caixa d’água precisa ter 4 brocas, no mínimo, pois dependendo essa quantidade pode variar. Em geral, o que determina o tamanho da base é o diâmetro da caixa d’água.
É preciso fazer uma montagem com ferragens, ou gaiola como também é conhecida, encaixá-la dentro da base e amarrar os nichos. Linhas e estacas auxiliam a marcar o local exato onde esses nichos devem ficar. O espaço onde os nichos serão colocados precisa ser deixado “vazio” antes de colocar o concreto. A FAZ FORTE indica colocar isopor para isolar este local.
Após deixar livre o espaço dos nichos, as linhas e estacas são retiradas. Em casos de terrenos em desnível acentuado pode ser necessário corrigir o nível do bloco. Após essa etapa a base está pronta para receber o concreto.
O recomendado é que a base seque durante 10 dias, só depois é que fogo é posto no isopor, o que faz surgir os espaços necessários para a fixação dos nichos.
Comentários no Facebook