É muito importante manter a caixa d’água limpa para garantir uma boa saúde de todas as pessoas que usufruem do recurso armazenado no reservatório. A distribuidora de água tem por obrigação entregar ao consumidor uma água tratada de qualidade até o cavalete de entrada do imóvel. Cabe ao consumidor cuidar desta água, mantendo uma caixa higienizada e ainda filtrar a água antes de consumi-la.
A água contém minerais que podem acumular e grudar nas paredes do reservatório. Há outro fator importante: a tubulação! Como higienizar a tubulação é um trabalho muito difícil, é de suma importância não ultrapassar a data estipulada para a limpeza da caixa d’água. O recomendado é que um reservatório residencial seja limpo a cada seis meses e as caixas d’água de grande porte sejam limpas no período máximo de um ano.
Existem profissionais e empresas especializados neste tipo de serviço. Por sempre serem instaladas em locais de difícil acesso, é importante se atentar para os cuidados de segurança necessário. Em caso de caixa d’água tipo taça, não é recomendado que uma pessoa faça a limpeza sem se preparar, ou esteja sozinho, pois como é necessário entrar no reservatório, o calor forte pode causar mal estar e causar até mesmo um desmaio.
Confira abaixo algumas doenças que podem ser causadas por água contaminada:
- Diarreia infecciosa: a doença mais comum causada por micróbios presentes na água ou alimentos. Se não tratada pode levar à morte.
- Cólera: uma bactéria ataca o intestino, que faz com que o organismo elimine uma grande quantidade de água e sais minerais, que podem acarretar numa desidratação.
- Lepstopirose: doença transmitida pela água e alimentos contaminados por urina de animais, principalmente do rato.
- Hepatite: provocada por diversos vírus, os sintomas são parecidos com os da gripe e há ainda a icterícia.
- Esquistossomose: provocada por vermes, podem provocar diarreia, emagrecimento, dores e muito volume na barriga.
Comentários no Facebook