No último domingo dia 19 de abril foi comemorado o dia do índio, e buscamos mais informações sobre como a agricultura era praticada pelas tribos, com práticas que garantem a sobrevivência dos povos indígenas até os dias atuais com alimentos que plantam em suas terras, e como essas práticas influenciaram o modelo agrícola atual.
No primeiro contato com as terras brasileiras, os colonizadores encontram tribos com uma agricultura capaz de alimentá-los e conservá-los sem que tivessem qualquer sinal de desnutrição, doença ou epidemias. A agricultura praticada não só mantinham as tribos como ajudavam na preservação do ecossistema em volta, mesmo explorando a terra os ecossistemas eram preservados mesmo com uma aglomeração numerosa sendo mantidas por muito tempo.
Muitas técnicas dominadas eram sofisticadas, e incluíam conhecimentos como melhor data e clima para o plantio até técnicas de seleção e manejo de solos e diversificação de culturas. No manejo do solo o processo baseia-se em imitar a natureza fazendo seu plantio semelhante a vegetação nativa, segundo também o modelo natural de sucessão para alterar as estruturas de plantação, assim a diversidade sobre o cultivo criava barreiras biológicas naturais que auxiliavam no combate as pragas e doenças.
Grande parte dessas técnicas são utilizadas por pequenos produtores na atualidade seguindo a diversificação e manejo do solo, e conseguindo uma produção orgânica sem o uso de agrotóxicos e grandes prejuízos ao solo.
Atualmente as práticas indígenas agrícolas sofrem tanto com a comercialização da agricultura brasileira, que visando o lucro valorizam a quantidade e em muito se esquecem da qualidade e preservação do solo, quanto com a fertilidade do solo que sofrem com as queimadas e uso de agrotóxicos.
Os principais produtos agrícolas produzidos pelo Brasil atualmente são, café, cana de açúcar e soja, a agricultura brasileira é um setor de grande influencia na economia do país e gera emprego para aproximadamente 22% da população ativa.
Comentários no Facebook