Hoje é comemorado o dia do professor , data comemorada a partir de 1947, 120 anos após o decreto de Dom Pedro I, Imperador do Brasil, que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos teriam suas escolas de primeiras letras”, esse decreto falava sobre a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia era inovadora e revolucionária, e teria feito grandes melhorias, mas infelizmente não foi cumprida.
A primeira comemoração aconteceu em São Paulo como uma parada, organizada pelo professor Salomão Becker, que sugeriu que o encontro fosse no dia 15 de Outubro, data em que na sua cidade natal Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”.
A celebração foi um sucesso e se espalhou pela cidade, pelo Estado e consequentemente por todo país e foi oficializada feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de Outubro de 1963.
Comentários no Facebook