O rompimento das barragens fez com que um mar de lama invadisse distritos de Mariana em Minas Gerais chegando até o Rio Doce principal fonte de abastecimento de água do estado de Minas Gerais e Espírito Santo.
A população de Colatina, município localizado na região noroeste de Espírito Santo, com população aproximada de 96.028 mil habitantes, se preocupa com a falta d’água. Com a aproximação da enxurrada de lama, o abastecimento foi interrompido até que a qualidade da água seja garantida, o que pode demorar a acontecer já que a chegada da lama contaminou as água do rio Doce.
Para garantir água à população, a prefeitura, a Defesa Civil e o Exército começaram a instalação de pontos de distribuição de água em Colatina. Em doações, o município recebeu 6 mil litros na sexta-feira (13).
A apreensão quanto ao fornecimento de água, fez com que a população procurasse recipientes, reservatórios e caixas d’água para começar a armazenar água. Em alguns estabelecimentos os produtos começam a faltar e segundos comerciantes da região o volume de vendas do mês está sendo alcançado em um único dia.
Moradores que possuíam reservatórios de 1,5 litros estão adquirindo mais reservatórios de mesma capacidade ou menores para aumentar a capacidade de armazenamento e assim garantir o fornecimento de água para família.
A Prefeitura de Colatina está orientando para se faça economia de água e se preparem para uma possível suspensão do abastecimento. A normalização da situação e do abastecimento não tem previsão já que será necessário a avaliação da qualidade da água para que se restabeleça o fornecimento regular.
Comentários no Facebook