Preservação dos mangues no Ceará.

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A cada dia surgem novas pesquisas voltadas para o reuso da água, e no Ceará uns dos estados mais afetados pela seca, pesquisas voltadas para o uso de águas hipersalinas apontam estratégias inteligentes de preservação da água na área rural.

Desde 2012 a região semiárida vem enfrentando uma escassez hídrica que causou a diminuição nos índices pluviométricos, com isso surgiu a necessidade de alternativas para novas fontes e uso de tecnologias em fontes salinas, domésticas e industrias.

As água salinas podem ser reutilizadas em estratégias no reflorestamento de áreas degradadas de manguezal . As águas hipersalinas são aquelas que circulam em tanques de cristalização atingindo altas concentrações de sódio e precisam ser descartadas nos corpos hídricos ou recirculadas nos tanques de sal. Estes efluentes são fontes potenciais de nutrientes contendo altos teores de sódio, potássio, cloreto, sulfato e magnésio.

Em Icapuí no Ceará a pesquisa foi implantada na comunidade de Renquenguela, foram avaliadas a utilização de águas hipersalinas na produção de mudas de mangue branco, na área rural do Semiárido. Trinta famílias foram contempladas com o projeto de reflorestamento de áreas degradadas e receberam duzentas mudas provenientes da finalização da pesquisa.banco-de-imagens-cifonauta-e1471629623296

A alternativa ao reuso da água salina pode proporcionar um fim para o efluente despejados nos mananciais hídricos, reduzindo os impactos ambientais causados por essa prática.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?