A caixa d’água é um item muito importante para casas, empresas e condomínios. Além disso, cuidar da água é uma obrigação dos condomínios, pois é preciso garantir a distribuição de água com qualidade para todos os moradores. Isso deve incluir a limpeza da caixa d’água para manter as condições higiênicas recomendadas.
Em São Paulo, por exemplo, é obrigatório por lei, realizar ao menos duas limpezas por ano na caixa. Preparamos esse conteúdo para você aprender como limpar a caixa d’água do condomínio adequadamente e garantir uma água limpa para todos os moradores. Boa leitura!
O que saber para garantir a qualidade da água do condomínio?
Antes de iniciar a limpeza e manutenção da caixa d’água, é importante se organizar para a realização dessa tarefa. A seguir, separamos algumas informações valiosas que serão muito benéficas para garantir que a caixa d’água do condomínio seja bem limpa e cuidada. Isso ajudará a manter a sua vida útil e ainda preservará a saúde de todos. Confira:
Contrate uma empresa especializada
A primeira dica é contratar uma empresa especializada em limpezas de caixa d’água de condomínio. Esses profissionais têm muito mais experiência, materiais adequados e sabem como cada tipo de caixa pode ser limpa.
Os modelos de caixa d’água para condomínios têm altas litragens e, consequentemente, são muito grandes. Caso você coloque alguém sem o entendimento e preparação para executar essa tarefa, a limpeza da caixa pode causar acidentes e outros tipos de problemas, como multas.
Dessa forma, não arrisque, escolha uma empresa adequada e tenha uma boa limpeza da caixa d’água do condomínio.
A pessoa responsável deve usar equipamentos de proteção individual, os EPIs e o síndico devem acompanhar a limpeza de perto. Fique de olho, pois a empresa precisa realizar algumas funções como:
- verificar a estrutura da caixa d’água;
- esvaziar o reservatório;
- escovar toda a parte interna e eliminar a sujeira por completo;
- fechar o reservatório após a limpeza e deixá-lo encher novamente.
Frequência de limpeza
A limpeza da caixa d’água deve ocorrer em períodos diferentes do ano, mas o mais indicado é que ela aconteça entre os meses de outubro e fevereiro, ou seja, duas vezes por ano.
Esse tempo é ideal para que o próprio condomínio se prepare com água limpa para o uso mais frequente no verão e deixe tudo organizado para o período mais frio, o inverno.
Impermeabilização
Uma dica importante é relativa a impermeabilização da caixa d’água. Esse processo garante que o reservatório não tenha problemas com infiltração e ainda trás economia para a hora de realizar quaisquer tipos de reparos.
Verifique a impermeabilização da caixa d’água na hora da limpeza, deixando a água muito mais cristalina e própria para o uso.
Teste de potabilidade
O teste de potabilidade da água é uma análise físico-química laboratorial que identifica a presença de bactérias, germes e outros organismos que fazem mal à saúde. Faça esse teste semestralmente na caixa d’água do condomínio, a cada vez que realizar a limpeza.
Caso a água esteja imprópria para o uso, você deve solicitar uma nova limpeza para a empresa contratada.
Escolha a melhor caixa d’água para condomínio na Faz Forte!
Aqui na Faz Forte você encontra excelentes modelos de caixa d’água para condomínio! São diversos modelos com as mais variadas litragens, entre em contato com o nosso time e encontre o reservatório perfeito para o seu condomínio!
Gostou desse conteúdo? Continue no blog da Faz Forte e aprenda como cuidar da sua caixa d ‘água!
Comentários no Facebook