Muitos não imaginam que, para a água chegar com qualidade em nossas casas, ela passa por um processo trabalhoso e completo, onde precisa se enquadrar em parâmetros determinados pela portaria do ministério da saúde para chegar até o nível potável.
Conheça mais sobre cada item desse processo!
Parâmetros físicos de qualidade da água
Temperatura
A medida de intensidade de calor da água é um fator muito importante para medir sua qualidade. A temperatura influencia diretamente nas propriedades do líquido, como a densidade, viscosidade e oxigênio dissolvido.
Sabor e odor
Para a água ser considerada potável, ela deve ser inodora, ou seja, sem sabor e nem odor. Estes fatores podem ocorrer por causas naturais, como a presença de algas, bactérias ou fungos, assim como artificiais, por conta de esgotos domésticos e industriais.
Cor
Quando ocorre a presença de cor na água, significa que há substâncias (como o ferro e manganês) ou que aconteceu decomposição de matérias orgânicas em água (como a de vegetais). É importante lembrar que para a água ser considerada com uma coloração potável, ela deve possuir uma intensidade de cor inferior a 5 unidades.
Turbidez
É a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, proporcionando, assim, uma aparência turva a ela. Essa turbidez é provocada por partículas em suspensão.
Parâmetros químicos de qualidade da água
Ph
É uma das principais métricas de qualidade da água, que representa o equilíbrio entre íons H+ e íons OH, podendo variar de 7 a 14 em suas medidas. O Ph é ideal, quando é igual a 7. Inferior a isso, é considerado ácido e superior a isso, alcalino.
Esse parâmetro depende da origem e características naturais da água, podendo ser influenciado pela introdução de corpos estranhos.
Alcalinidade
Permite medir a capacidade da água de neutralizar ácidos. Uma alta alcalinidade pode trazer um sabor desagradável à água, tendo influência direta no tratamento do líquido.
Parâmetros biológicos de qualidade da água
Coliformes
Indicam a presença de microrganismos patogênicos na água. Um exemplo, são os coliformes fecais, presente nas fezes humanas. Quando presente no líquido analisado significa que esse esteve em contato com esgotos domésticos.
Algas
Mesmo sendo importantíssimas para o meio aquático, como as principais responsáveis pela produção de oxigênio, podem causar sabor e odor na água. Além disso, produzem um aspecto estético desagradável na água, atrapalhando nos seus processos de tratamento.
A importância dos reservatórios
Além disso tudo já falado aqui, também é importante ressaltar que os reservatórios de água são essenciais para manter sua qualidade, onde, fora todo o tratamento adequado, ela precisa ter um local específico para o seu armazenamento.
Feitas de um material de primeiro nível, as caixas d’água são as responsáveis por contribuir diretamente para a qualidade da água, estando com a manutenção em dia para realizar um bom armazenamento e tudo ocorrer bem.
Os reservatórios são muito importantes para ter água sempre bem armazenada e ideal para consumo. Quer ter água de qualidade no seu condomínio, empresa ou indústria? Entre em contato agora mesmo com a Faz Forte e solicite seu orçamento!
Comentários no Facebook