A água é o bem mais importante que temos, sendo fundamental para, não só a nossa sobrevivência, como a de animais e plantas. O que muitos podem não saber, é que embora nosso planeta seja coberto pelas águas dos oceanos, a parcela desse líquido que pode ser consumida é muito pequena.
Além disso, a funcionalidade dos principais reservatórios de água pelo mundo vem sendo colocada em risco. Quer entender mais sobre este assunto? Vem com a gente e continue a leitura!
A divisão de água doce e salgada
Enquanto a água dos oceanos é considerada salgada, a de rios, lagos e aquíferos são fontes de água doce, podendo assim, ser consumida pelo ser humano sem nenhum tipo de danos à saúde.
Porém, o que é preocupante nisso tudo, é a quantidade de água doce disponível no mundo. Atualmente, a disposição é 97% salgada e apenas 3% doce.
Esse percentual de apenas 3% de água doce, está dividido da seguinte forma:
- 71% em geleiras;
- 18% em lagos e rios;
- 7% em aquíferos;
- 4% na umidade relativa do ar.
Para entender melhor, vamos explicar especificamente sobre cada um desses reservatórios de água do mundo.
Geleiras
São as principais e maiores fontes de água doce do mundo, mas também as mais expostas à ação do homem e do aquecimento global, estando presentes principalmente nos polos da terra e no topo de cadeias de montanhas.
As altas temperaturas tem feito com que as geleiras derretam em ritmos cada vez mais rápidos.
Lagos e rios
São a segunda maior reserva de água doce do mundo, sendo abastecidos muitas vezes por geleiras e chuvas. Além de serem muito utilizados para o abastecimento de cidades e para indústrias em geral.
A saúde dos lagos e rios são constantemente ameaçadas por falta de saneamento básico e agora por agrotóxicos, utilizados por agricultores, principalmente no Brasil.
Aquíferos
Também são conhecidos como depósitos subterrâneos, sendo consideradas as fontes mais seguras de água, pois, geralmente são protegidos por camadas de pedras porosas, que agem como proteção contra agentes agressores (agrotóxicos e resíduos orgânicos provenientes da ação humana).
Umidade relativa do ar
É o menor reservatório de água do mundo. Em locais de grandes altitudes, é possível obter água doce, através do posicionamento estratégico de tecidos específicos, capazes de absorver e reter as partículas de água presentes no ar. A exemplo do que ocorre nos aquíferos, esse tipo de água também apresenta elevado grau de pureza.
A importância do tratamento de água para o consumo
Depois de todas essas informações, fica clara a importância do tratamento de água para o consumo, uma vez que, além de proporcionar água de qualidade, evita-se problemas e doenças através de sua ingestão.
Portanto, fazer uma gestão dos recursos hídricos é primordial para garantir a segurança e qualidade da água.
Se você quer ter os melhores reservatórios de água para seu negócio e entender mais sobre o processo, entre em contato com a Faz Forte e solicite seu orçamento!
Comentários no Facebook