A água é um dos recursos mais importantes para a vida. Com o passar dos anos, iniciou uma demanda constante de água para os mais variados tipos de atividades, inclusive dentro da construção civil, mas o seu uso descuidado é motivo de preocupação.
Por isso, antes que esse elemento essencial desapareça, é ideal cuidar e fazer o seu uso mais consciente. Quer aprender a fazer a gestão de água em canteiros de obras de construção civil? Acompanhe o artigo exclusivo do blog Faz Forte e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
Por que fazer gestão da água na construção civil?
O uso racional da água é uma das melhores soluções para preservar esse recurso natural. Além do setor pecuário e agricultor, o segmento da construção civil consome em torno de 21% de toda a água tratada do planeta, segundo dados do US Green Building Council.
A US Geological Survey também mostra que o desenvolvimento residencial, comercial e industrial vem se expandindo, trazendo o uso de cerca de 12% de água potável por dia para sustentar esses projetos.
Diante disso, é essencial realizar a gestão da água para ajudar a proteger o recurso a nível global e também para viabilização da obra. Com tantas ações sustentáveis, uma obra mais amiga da natureza deixa tudo mais barato e evita muitos outros desperdícios de material e mão de obra.
3 dicas de economia de água em obras
Para que o seu projeto seja mais sustentável e cuide da água, vamos te mostrar 3 dicas estratégicas que ajudam a diminuir o desperdício e garantir uma obra completa. Conheça nossas recomendações:
Reaproveite a água da chuva
A água da chuva é uma ótima fonte de captação e diminuição de desaproveitamento desse recurso natural. Ela pode ser utilizada para:
- construção civil;
- trabalhos de limpeza;
- lavagem de veículos;
- outras ações que não necessitam de água 100% potável para a sua realização.
Alguns canteiros já realizam esse tipo de gestão de água com uma estação de tratamento própria, mas também há a possibilidade do reaproveitamento por meios mais simples.
Modernize os projetos
Obras com materiais mais modernos são uma ótima maneira de preservar a água do planeta. Itens como o cimento podem ser substituídos ou conter outros tipos de tecnologias para o seu preparo.
No entanto, essa solução pode bater de frente com o orçamento disponível para a construção. Isso porque, materiais mais modernos acabam por ser mais caros, o que impede que algumas medidas sejam realmente efetivas na gestão de água em canteiros de obra.
Contrate empresas de confiança e qualidade
Apesar dos materiais serem de extrema importância, a mão de obra também faz muita diferença quando se fala em economia de recursos e proteção da água. Contratando empresas especializadas e capacitadas garantem um trabalho de qualidade que te ajuda a evitar desperdícios.
Tudo isso também deve ser lembrado no momento de adquirir reservatórios e caixa d’água, afinal, é nesse espaço que a água será armazenada e mantida para o uso de todos naquela instalação. Para isso, escolha a Faz Forte!
Baixe o nosso e-book para mais dicas!
Se você quer saber mais sobre como fazer uma gestão assertiva da água no canteiro de obras de construção civil baixe o ebook exclusivo da Faz Forte!
Nesse material você encontrará dicas e medidas que ajudam a evitar o desperdício de água de maneira simples. Venha ter acesso a esse material completo, adicione nossas recomendações no seu projeto e cuide da água você também.
Comentários no Facebook