A chegada dos dias mais quentes marcam também temporadas de maior nível de chuva, e infelizmente esse aumento pode fazer com que inimigos conhecidos ampliem sua quantidade. O Aedes aegypti é responsável por toda a transmissão das doenças zika, dengue e chikungunya, que são famosas por todos os malefícios que podem causar.
Durante seu período de reprodução, o mosquito fêmea é incumbido de garantir a nutrição de seus ovos e realiza essa ação ao sugar o sangue do hospedeiro, geralmente humano. Além da transmissão para os humanos no momento da picada, a fêmea também repassa os vírus a seu filhote, no que é chamado de transmissão vertical.
Graças a dificuldade na captura do mosquito, o Ministério da Saúde orienta que o melhor jeito de se prevenir da doença é por meio da eliminação de seus criadouros. Ao impedir seu desenvolvimento, a procriação é desacelerada, evitando uma contaminação generalizada. Por isso, confira nesse artigo como realizar a prevenção de forma eficaz e segura
O que é e quais os malefícios
O mosquito, cujo nome significa “Odioso do Egito”, é originário da África e costuma se reproduzir em água parada, sendo limpa ou não. Uma fêmea pode chegar a produzir até 200 ovos de uma única vez, depositando-os milímetros acima da superfície da água e, quando a chuva eleva o nível da água, esses ovos eclodem em cerca de 30 minutos.
As três doenças, apesar de serem transmitidas pelo mesmo vetor, possuem sintomas diferentes. Confira cada um deles!
Como prevenir?
Já sabemos que o mosquito se prolifera em qualquer água parada, mas seus ovos podem sobreviver com a falta dela por cerca de 450 dias. Por isso, a atenção com o transmissor deve ser eficaz mesmo durante a época de estiagem. Entre os cuidados com a dengue, chikungunya e zika pode-se citar:
- piscinas e caixas d’água devem sempre estar cobertas;
- retire a água de pneus, garrafas, pratinhos de planta e qualquer outro recipiente que possa receber água de chuva;
- tampe os ralos e abaixe as tampas do vaso sanitário;
- fique atento aos comedouros dos animais de estimação;
- utilize roupas claras, que minimizem a exposição de pele;
- mosquiteiros podem ser uma boa opção para grupos de risco (bebês, idosos e pessoas acamadas);
- repelentes e inseticidas também podem ser utilizados.
Caso você entre em contato ou tenha suspeita de qualquer uma dessas doenças, busque a unidade de saúde mais próxima. Conforme dito anteriormente, a melhor maneira de prevenção ao zika vírus, dengue e chikungunya é o combate a seus ovos.
Qualquer lugar que contenha água parada exposta sem tratamento é um ponto focal em potencial para a proliferação desse tipo de mosquito!
Comentários no Facebook