Ter um bom monitoramento da qualidade da água é de extrema importância para garantir a preservação e proteção de todos os processos hídricos. Existem alguns processos de monitoramento e eles podem ser realizados de forma contínua ou com intervalos de tempo.
A Faz Forte preparou este conteúdo com dicas importantes para realizar o melhor monitoramento da água consumida por empresas públicas e privadas.
Como é feito o monitoramento da qualidade da água?
Esse procedimento é muito importante para ajudar em alguns aspectos como identificar contaminações e evitar o uso da água contaminada.
Também serve para verificar se há algum tipo de vazamento, assim como monitorar o descarte da água e determinar qual o tratamento adequado, para que não contamine outras fontes de água na natureza ou até mesmo pessoas.
Esse monitoramento é feito de diferentes formas. A coleta de amostra de água utiliza equipamentos adequados para seguir procedimentos padronizados.
Outra maneira, é através do monitoramento em tempo real. Sondas e medidores são usados em pontos estratégicos do corpo hídrico para realizar a medição de parâmetros de qualidade como pH, temperatura, cor e entre outros.
Parâmetros da qualidade da água
A qualidade da água pode ser afetada por diversas formas de poluição, como o uso de fertilizantes, atividades industriais, o descarte inadequado de resíduos e outras atividades.
O processo de monitoramento é responsável por analisar parâmetros químicos, físicos e biológicos para assim, identificar possíveis problemas com contaminações e evitar o uso dessa água nos processos das empresas.
Conheça agora as principais maneiras de analisar os parâmetros da água.
Parâmetros físicos
Ter um bom monitoramento é fundamental para manter a boa qualidade da água e isso inclui acompanhar as características físicas dessa substância. Aqui estão os principais parâmetros físicos.
Temperatura
É um parâmetro muito importante no monitoramento da qualidade da água. A temperatura influencia de forma direta nas propriedades dos líquidos, entre elas a densidade, viscosidade e oxigênio dissolvido.
Cor
A cor da água pode ser impactada quando há a presença de substâncias orgânicas ou inorgânicas como vegetais, ferro ou manganês. Para ter uma coloração potável, a água precisa possuir uma intensidade de cor inferior a 5 unidades.
Um outro parâmetro importante na hora do monitoramento, é certificar-se de que a água é inodora, ou seja, sem sabor e odor.
Parâmetros químicos
O monitoramento dos parâmetros químicos é de extrema importância para garantir que a indústria utilize de forma segura e conforme as normas determinadas por agências reguladoras. O parâmetro químico mais comum é o pH.
PH
É considerado uma das principais métricas da qualidade da água, representando o equilíbrio entre íons H+ e íons OH, podendo variar de 7 a 14 em suas medidas.
O pH é responsável por fazer a medição da acidez ou alcalinidade da água. Seu monitoramento é importante, pois ele pode afetar a eficácia do tratamento de água e até mesmo causar a corrosão de tubulações e equipamentos.
A Faz Forte pensa sempre na melhor qualidade para a sua água! Deseja saber mais sobre como realizar monitoramentos e quer conhecer os melhores reservatórios de água para a sua empresa?
Continue no blog da Faz Forte para obter mais informações.
.
Comentários no Facebook