Agricultura urbana: o que é e como aplicar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Diferentemente da agricultura rural, a agricultura urbana e periurbana (AUP) tem como foco atingir a prática agrícola em centros urbanos, visando a conservação de recursos naturais de maneira mais sustentável.

 

O principal objetivo da agricultura urbana é melhorar a qualidade de vida da população, além de possibilitar mais ofertas de emprego, renda e, sobretudo, uma segurança alimentar maior para a sociedade. 

 

Continue lendo o conteúdo a seguir e saiba tudo sobre o quais os benefícios da agricultura urbana e exemplos de aplicá-la. Boa leitura! 

Quais os benefícios da agricultura urbana?

Por se tratar de uma atividade com viés sustentável e social, inúmeros são os benefícios da agricultura urbana. Uma vez que a agricultura urbana e periurbana (AUP) é uma importante aliada para o empreendedorismo, além de se tornar um instrumento de profissionalização da população.

 

Confira abaixo mais alguns benefícios relacionados à adoção da agricultura urbana:

  • reduz os desperdícios;

  • reaproveita os nutrientes;

  • reduz o consumo de alimentos industrializados;

  • revitaliza espaços não ocupados;

  • incentiva o consumo e plantio sustentável.

Exemplos de agricultura urbana 

O Brasil é considerado uma grande potência para a utilização da AUP, uma vez que o país tem uma grande extensão territorial, além de alguns brasileiros terem como hábito hortas comunitárias, caseiras e o plantio de ervas medicinais e chás em seus quintais e varandas.

 

Um bom exemplo da AUP no Brasil é o Rio de Janeiro, pois a prefeitura do município se comprometeu a finalizar o programa Hortas Cariocas até 2024. Tornando a cidade a maior horta urbana do mundo.

 

O Governo Federal desenvolveu um projeto cujo objetivo é fomentar a agricultura urbana no Brasil. O Programa Nacional Urbana e Periurbana do Governo Federal tem como responsabilidades estimular a produção agroecológica de alimentos nos municípios e incentivar hábitos de alimentação saudáveis.

 

Conforme o Programa, alguns exemplos de agricultura urbana são:

  • implantação de hortas urbanas;

  • criação de animais de pequeno porte;

  • implantação de viveiros de mudas;

  • implantação de hortas pedagógicas em escolas e entidades de responsabilidade social.

Jardins verticais 

Uma das soluções para os centros urbanos são os jardins verticais na proposta da agricultura urbana. Conhecidos como “paredes verdes”, os jardins verticais além de possuir uma estética visual charmosa, possibilitam também o cultivo de plantas e hortaliças.

 

Os jardins verticais apresentam benefícios econômicos, por serem construídos em paredes não há a necessidade de utilizar tinta para pintar as mesmas, além de facilitarem o processo de climatização interna dos edifícios. 

Telhados verdes 

Outra possibilidade de adoção de agricultura urbana nos edifícios e construções são os telhados verdes, que nada mais são do que uma cobertura de vegetação na superfície dos prédios.

 

Além de serem bonitos esteticamente, os telhados verdes oferecem vários benefícios além da sustentabilidade, como o isolamento térmico e acústico natural para o interior dos edifícios. 

Hortas urbanas 

As hortas urbanas, seja ao ar livre ou em interiores de ambientes, são destinadas para o plantio e cultivo de vegetais, legumes, frutas e demais alimentos. 

 

A prática desse plantio ocorre em grandes centros e periferias. Além de auxiliarem na sustentabilidade, são uma excelente atividade de integração social entre as pessoas, podendo ser uma horta pedagógica ou comunitária.

 

Um dos maiores benefícios das hortas urbanas é a grande produção de variedades de alimentos. Uma vez que plantações domésticas urbanas chegam a produzir até 15 vezes mais que a agricultura rural.

Saiba mais sobre construção e plantio de horta em casa!

Adotar a agricultura urbana e periurbana é uma excelente iniciativa para promover economia, sustentabilidade e melhorar o convívio social. A Faz Forte se preocupa em incentivar iniciativas como essa. Continue no blog e acesse mais conteúdos relevantes!

.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?