A utilização de telhados verdes e hortas verticais são estratégias utilizadas com o intuito de promover a sustentabilidade em edifícios urbanos.
Essa prática apresenta um alto potencial para melhorar a qualidade de vida em grandes cidades, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para um ambiente urbano saudável e sustentável.
A Faz Forte preparou um artigo mostrando o que é possível fazer na arquitetura das cidades para tornar as construções mais sustentáveis. Boa leitura!
A solução dos telhados verdes e hortas verticais
A sustentabilidade é um conceito importante no mundo moderno, onde o cuidado com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais indispensável. O crescimento urbano acelerado compromete a sustentabilidade dos recursos naturais e, consequentemente, a qualidade de vida na cidade.
Para dar uma boa resposta para esses desafios, estratégias de arquitetura e urbanismo estão desempenhando uma busca incansável por soluções sustentáveis e inovadoras. Estratégias para desenvolver edifícios e cidades mais sustentáveis podem transformar ambientes urbanos em locais ecológicos e sustentáveis.
Telhados verdes e hortas verticais são algumas das estratégias mais populares. Conheça agora suas principais características e benefícios.
Características e benefícios dos telhados verdes
Os telhados verdes, que também são conhecidos por coberturas verdes ou telhados vivos, são superfícies de edifícios urbanos que são parcial ou completamente cobertos por vegetação, arbustos, flores, pequenas árvores, gramíneas ou plantas.
Essa cobertura ajuda a fornecer um ambiente esteticamente mais agradável, apresentando uma série de benefícios, como:
- Redução de calor nas cidades: >os telhados verdes possuem a capacidade de absorver a radiação solar, fornecendo um bom isolamento térmico, ajudando a reduzir a onda de calor;
- Melhoria da qualidade do ar: as plantas filtram poluentes, aumentando a qualidade do ar;
- Retenção da água da chuva: ajuda a prevenir inundações e recarregam os lençóis freáticos.
- Contribuição para a biodiversidade: cria ambientes agradáveis para diversos animais, auxiliando na biodiversidade urbana.
Com isso, é viável manter telhados verdes como uma solução versátil e eficaz para a promoção da sustentabilidade urbana.
Características e benefícios das hortas verticais
As hortas verticais >são sistemas de cultivo de plantas e vegetais em estruturas verticais como paredes, muros, treliças ou suportes específicos.
Entre os benefícios das hortas verticais, estão:
- Uso otimizado do espaço: permitem o cultivo de plantas e vegetais em espaços reduzidos;
- Cultivo de alimentos: acesso a ervas, frutas e vegetais frescos a qualquer momento;
- Melhora na qualidade do ar: assim como os telhados verdes, as hortas verticais podem purificar o ar;
- Isolamento térmico: capacidade de controlar temperaturas internas em edifícios urbanos.
Diversos edifícios sustentáveis estão surgindo em grandes cidades e ambas as práticas são essenciais para uma abordagem urbana sustentável.
Importância da sustentabilidade em edifícios urbanos
A sustentabilidade em edifícios urbanos possui um impacto positivo em áreas distintas, como meio ambiente, saúde, qualidade de vida das pessoas e economia. Edifícios consomem uma quantidade abundante de recursos naturais e energia, além de aumentarem a emissão de poluentes e gases de efeito estufa.
O uso de telhados verdes e hortas verticais ajuda a reduzir esses impactos, contribuindo para um ar de boa qualidade, auxiliando também na preservação de água e outros recursos, reduzindo os desperdícios e a poluição.
Além disso, existem outros aspectos que destacam a importância da sustentabilidade em edifícios urbanos, como:
- Alívio das mudanças climáticas;
- Melhora da qualidade do ar e água;
- Redução da ilha de calor;
- Economia de recursos;
- Promoção da biodiversidade.
Agora que você já sabe tudo sobre telhados verdes e hortas verticais para a sustentabilidade em edifícios urbanos, continue no blog da Faz Forte e saiba como aplicar a sustentabilidade na construção civil.
Comentários no Facebook