O cálculo de tamanho de caixa d’água é uma etapa fundamental da construção de um prédio. No caso de prédios residenciais, é preciso considerar alguns detalhes, evitando problemas no fornecimento de água aos moradores.
Confira as dicas abaixo para entender como é feito esse dimensionamento.
Informações prévias necessárias
Para calcular o dimensionamento de uma caixa d’água, é necessário antes ter uma ideia de como será o padrão de consumo de água naquele local, a partir destas informações:
-
quantas pessoas utilizarão esse reservatório;
-
qual é o consumo médio diário dessas pessoas;
-
frequência e duração de interrupções no abastecimento.
Em edifícios residenciais, deve ser considerada também a reserva para combate a incêndios. O ideal é seguir as normas técnicas do Corpo de Bombeiros da localidade, ou calcular o volume de água conforme a norma ABNT NBR 13.714:2000 – Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio.
Assim, é possível calcular o volume de água para a necessidade do cliente, conforme determina a NBR 5626. Dessa forma, evita-se a falta de água em locais onde o abastecimento costuma ser interrompido com frequência, por exemplo.
Estimativa de consumo diário
O consumo médio diário é normalmente baseado em uma tabela de referência, a depender do tipo de construção (comercial ou residencial, por exemplo). Em média, funciona assim:
-
residências: o consumo é de cerca de 150 litros de água por dia por pessoa;
-
apartamentos: o consumo é de aproximadamente 200 litros;
-
escritórios: o consumo é de cerca de 50 litros por pessoa diariamente;
-
área rural: o consumo é de cerca de 120 litros por pessoa.
No entanto, essas sugestões são gerais e é preciso considerar cada caso, pois o número pode ser maior ou menor a depender das suas necessidades.
Quando o número de moradores de uma residência não é conhecido, considera-se 2 pessoas por dormitório. Essa tabela também é utilizada para calcular quanto tempo dura a água no reservatório, como já foi explicado em outro post.
Após coletar todas as informações necessárias, é possível calcular quais serão as dimensões da caixa d’água necessárias para atender as necessidades do edifício.
Como fazer o cálculo de caixa d’água para prédio residencial
A título de exemplo, consideremos as seguintes informações:
-
um prédio residencial possui 4 andares, com 5 apartamentos por andar;
-
cada apartamento possui 3 quartos;
-
o reservatório de água precisa durar até 2 dias.
Agora, o cálculo é simples. Como cada apartamento pode ter até 6 moradores, a conta será: 6 × 5 × 4 = 120 pessoas no edifício. Conforme a estimativa de uso diário, um morador de apartamento utiliza até 200 litros de água por dia.
Partindo daí, calcula-se 120 × 200 = 24.000 litros de água por dia. Multiplica-se por 2, que é o número de dias que o reservatório deve considerar, chegando ao número de 48.000 litros de água.
Importância do dimensionamento correto
É preciso lembrar que essa é apenas uma demonstração de como é feito o cálculo de caixa d’água para prédio residencial. Existem diversos detalhes e especificidades a serem considerados, por isso, a Faz Forte conta com uma equipe completa de engenheiros e técnicos capacitados para atender todas as demandas de instalação de caixa d’água.
Com o cálculo realizado corretamente por especialistas, é possível evitar problemas no abastecimento de água do prédio e se preparar para eventuais emergências.
No blog da Faz Forte, você encontra mais conteúdos informativos sobre a instalação e manutenção de caixas d’água: confira qual a frequência ideal para a limpeza da caixa d’água.
Aproveite e faça um orçamento! Na Faz Forte, o orçamento é rápido e fácil, calculado por um software, totalmente sem compromisso.
Comentários no Facebook