Conhecer mais sobre os insetos que botam ovos na água e quais cuidados de limpeza manter para evitar sua proliferação é essencial se você lida com caixas d’água em seu espaço doméstico, comercial ou industrial. Pensando nisso, a Faz Forte preparou o conteúdo a seguir!
Hoje, você entenderá porque a limpeza e a manutenção dos reservatórios de água são tão necessárias, além de conferir quais são os insetos que botam ovos na água e como isso pode interferir na sua saúde e na qualidade do abastecimento. Boa leitura!
A importância de uma caixa d’água bem limpa
Realizar a limpeza da sua caixa d’água é um passo muito importante. Além de garantir a higiene do local, também assegura a sua saúde e a de todas as pessoas que vivem ou trabalham com você.
Imagine o seguinte: toda a água que o seu empreendimento ou a sua residência utiliza, seja para o consumo humano ou cumprir qualquer outra atividade, vem da caixa d’água. Se a estrutura do reservatório estiver suja e contaminada, o líquido em seu interior também.
Essa contaminação, seja causada por insetos, resíduos orgânicos, poluição urbana ou outros tipos de poluentes, pode desencadear uma série de doenças e contaminações.
Doenças ocorrentes pela falta de limpeza da caixa d’água
O aparecimento de algumas enfermidades é muito comum caso não haja a limpeza correta da caixa d’água em sua casa.
Separamos aqui algumas delas para que você fique atento a possíveis sintomas:
- giardíase: doença inflamatória no intestino que causa cólicas abdominais, diarreia aquosa, gases e náuseas como principais sintomas;
- gastroenterite: doença inflamatória no sistema gastrointestinal causada por bactérias, vírus ou parasitas, causadora de inchaço abdominal, diarreia, vômitos, suor excessivo, entre outros;
- hepatite A: inflamação no fígado que causa febre, dores de cabeça, coceira e mal-estar;
- amebíase: infecção no intestino que pode levar ao cansaço, gases, dor retal, perda de peso e vômitos;
- dengue: vírus transmitido pela picada de insetos, cujos sintomas incluem febre alta, tremor, náusea, manchas vermelhas no corpo, entre outros.
A maioria dessas complicações citadas acima ocorrem pela ingestão da água contaminada, após os animais ou microorganismos vetores se alojarem no reservatório de água. No caso da dengue, o vírus é transmitido através da picada do inseto que procura ambientes úmidos e desprotegidos para se desenvolver.
Insetos que botam ovo na água
Diversos animais são conhecidos por depositarem seus ovos como forma de reprodução – incluindo algumas espécies de insetos.
Dentre os insetos que colocam seus ovos na água, a sua atenção deve estar, principalmente, no mosquito vetor da dengue – o Aedes aegypti, que procura por água limpa e parada.
Pelo fato de transmitir o vírus da dengue através da sua picada, a caixa d’água é apenas o seu local de reprodução. Quanto mais mosquitos se reproduzem, maiores as chances de das pessoas serem picadas por esta espécie e adoecerem ou, até mesmo, lidarem com consequências mais graves devido ao contágio do vírus.
Além do mosquito-da-dengue (A. aegypti), outros insetos também são conhecidos por recorrer à água para se reproduzir e depositar seus ovos.
Entre alguns deles, estão:
- mosquito borrachudo (Simuliidae);
- pernilongo doméstico (Culex quinquefaciatus): prefere a água com matéria orgânica em decomposição;
- mutuca (Tabanidae);
- libélulas;
- moscas-pretas;
- vespas;
- barbeiros;
- formigas, entre outros.
Como evitar a contaminação da água
A A limpeza das caixas d’água e a manutenção periódica para uma vedação eficaz são muito importante para garantir a qualidade da água a ser consumida e, também, para evitar a reprodução e a proliferação dos insetos que depositam seus ovos em tais locais.Além disso, o uso de telas protetoras em caixas d’água é um recurso muito importante e uma ajuda no combate à proliferação de mosquito Aedes aegypti, impedindo que entre nestes locais e se reproduza.
A Faz Forte conta com diversas opções de caixas d’água e também outros produtos que podem te interessar e serem ideais para a sua casa!
Comentários no Facebook