A agricultura familiar desempenha um papel vital na economia e na sociedade, sendo responsável por uma parcela significativa dos estabelecimentos agrícolas em nosso país.
Neste artigo, a Faz Forte te explica o conceito de agricultura familiar, como ela é praticada no Brasil e porque ela é tão importante. Boa leitura!
O que é a agricultura familiar?
É um tipo de agricultura desenvolvida em propriedades rurais por grupos de famílias. Geralmente, as atividades agrícolas são realizadas em pequenas propriedades, e os membros da família trabalham de forma integrada em todas as etapas do processo produtivo.
Segundo o IBGE, essa modalidade de agricultura é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil. Além disso, emprega 10 milhões de pessoas, correspondendo a 67% da força de trabalho ocupada em atividades agropecuárias.
A atividade é regulamentada pela Lei 11.326/2006, que estipula alguns critérios para considerar agricultor familiar:
-
ter uma área de no máximo 4 módulos fiscais;
-
usar predominantemente mão-de-obra da própria família nas atividades;
-
ter um percentual mínimo de renda familiar originada dessas atividades;
-
gerenciar as atividades com a família.
Além de agricultores, a lei também abarca outros empreendimentos familiares rurais, como pescadores, silvicultores, extrativistas e aquicultores, e também quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária.
Como é a prática da agricultura familiar
Diferentemente de outros modelos de agricultura, como a empresarial, que muitas vezes se baseiam em monoculturas e uso intensivo de insumos químicos, a agricultura familiar tende a ser mais diversificada e sustentável.
Por isso, esses agricultores costumam adotar técnicas agroecológicas. Alguns exemplos são:
-
fazer a rotação de culturas, técnica que auxilia a manter a fertilidade do solo e também a controlar ervas daninhas, pragas e doenças;
-
fazer adubação orgânica, um tipo de fertilização que utiliza, por exemplo, esterco ou restos vegetais;
-
fazer o manejo do solo, por exemplo, através da reposição de matéria orgânica e dos nutrientes extraídos do solo na colheita;
-
usar cobertura vegetal para cobrir o solo, evitando o crescimento de ervas daninhas e mantendo a umidade do solo, além de introduzirem matéria orgânica no solo ao longo da decomposição;
-
reuso da água, que reaproveita águas usadas anteriormente para atividades que não exigem uso de água potável.
Importância e benefícios da agricultura familiar
Embora os agricultores familiares sejam pequenos quando comparados a grandes empresários, eles são responsáveis pela geração de emprego e renda. Com isso, regiões mais afastadas dos centros urbanos podem ter um desenvolvimento econômico mais robusto.
Muitas vezes, esses agricultores desempenham um papel fundamental também na conservação da biodiversidade e na manutenção de práticas tradicionais de cultivo. Por isso, a agricultura familiar está ligada à preservação de tradições culturais, mantendo vivos os hábitos alimentares regionais, além de contribuir para a segurança alimentar das comunidades rurais.
Agora que você entende melhor como funciona a agricultura familiar, continue no blog da Faz Forte e leia mais sobre como otimizar a implantação de bebedouro para gado!
Se você se interessa pelo universo da agricultura familiar e quer conhecer soluções para o campo, confira nossas caixas d’água tipo taça, ideais para uso rural.
Comentários no Facebook