As caixas d’água de grande porte possuem um papel primordial na infraestrutura de fornecimento de água, proporcionando o abastecimento adequado para comunidades, indústrias e instituições em todo o mundo.
Dentro deste contexto, uma variedade de tecnologias inovadoras estão surgindo para aprimorar os reservatórios de água de grande porte, garantindo benefícios econômicos, ambientais e operacionais.
A Faz Forte separou algumas dessas tecnologias com seus benefícios e aplicações práticas. Boa leitura!
4 tecnologias inovadoras para caixas d’água de grande porte
Conheça agora 5 tecnologias que fazem a diferença para os reservatórios de grande porte. Confira.
-
Sensores de monitoramento em tempo real
São sensores instalados na caixa d’água para realizar o monitoramento contínuo da qualidade da água, detectar vazamentos e o nível de enchimento. Além disso, são projetados para realizarem o envio de dados em tempo real para o sistema de gerenciamento, garantindo uma manutenção eficiente.
-
Revestimentos antibacterianos
Revestimentos especiais são aplicados em superfícies internas das caixas d’água, ajudando assim a evitar o crescimento de bactérias, algas e outros tipos de microrganismos. Isso ajuda no mantimento da qualidade da água, reduzindo a necessidade de limpezas em uma maior frequência.
As caixas d’água de grande porte podem ser revestidas com variados materiais, como:
-
revestimento epóxi: utilizado na parte interna da caixa d’água, garante durabilidade e resistência a produtos químicos e também cria uma camada impermeável que impede o crescimento de bactérias;
-
revestimento em aço carbono: caixas d’água de grande porte de qualidade são produzidas com aço carbono, que garante resistência a abrasão e corrosão.
A escolha do revestimento adequado pode depender das características específicas do reservatório, local em que ele será instalado e requisitos de qualidade da água.
-
Tecnologia de filtragem avançada
Alguns sistemas de caixas d’água já estão sendo equipados com tecnologias de filtragem avançadas integradas, sendo alguns deles:
-
filtros de carvão ativado: são eficazes na remoção de compostos orgânicos da água, como cloro, odores e sabores. As impurezas são absorvidas na superfície do carvão;
-
filtros de membrana de osmose reversa: utilizam membranas semipermeáveis para a remoção de íons, contaminantes e sais dissolvidos da água;
-
filtros ultravioleta (UV): é utilizado a luz ultravioleta para a desativação de bactérias e vírus presentes na água. Com isso, a radiação UV danifica o DNA dos microrganismos, impedindo sua reprodução e os tornando inofensivos.
-
Sistemas de reciclagem de água
Por fim, algumas caixas d’água de grande porte estão sendo projetadas com sistemas de reciclagem integrados. Isso possibilita que a água seja reutilizada para fins não potáveis, como descargas de vasos sanitários. Assim, é possível conservar recursos hídricos e reduzir a demanda por água potável.
Vantagens das tecnologias para caixas d’água de grande porte
Essas inovações tecnológicas, além de melhorarem a segurança e a qualidade da água, também oferecem vantagens econômicas, ambientais e operacionais significativas.
Os reservatórios de grande porte da Faz Forte são equipados com essas tecnologias citadas, que proporcionam custos operacionais e reduzidos, mantendo a boa conservação de água e reutilização de recursos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Agora que já conhece algumas tecnologias inovadoras para reservatórios de água de grande porte, continue no Blog Faz Forte e tenha acesso às melhores informações sobre armazenamento seguro de água!
Comentários no Facebook