A relação entre cultivo de alimentos e água é muito próxima. Portanto, se uma faltar, a outra também ficará escassa. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção rural responde por mais de 70% do uso da água no mundo.
A FAO destacou ainda que o volume de água disponível para a agricultura cairá em 40% até 2050. Essa realidade é semelhante ao que ocorre com as terras: em nível mundial, há recursos suficientes, porém mal distribuídos.
Para se ter uma idéia da relação entre as duas coisas, na produção de um lanche médio (duas fatias de pão, carne, tomate, alface, cebola e queijo) são consumidos mais de 2 mil litros de água. Já para um prato de arroz com carne e verduras são necessários cerca de 4 mil litros e, para um bife suculento é preciso de aproximadamente 7mil litros.
Segundo a FAO, a agricultura irrigada é responsável pela maior parcela do consumo mundial de água, o que pode ser revertido mudando práticas agrícolas, como tipos de cultivos e os métodos de irrigação. No entanto, a FAZ FORTE acredita que um trabalho em conjunto com entre governantes, indústrias e população pode trazer resultados maiores, por isso este Blog sempre traz dicas e informações a respeito do uso eficaz de água, para que este recurso natural consiga seguir seu ciclo hidrológico, evitando a escassez.
Comentários no Facebook