A cada dia cresce o consumo de água mineral no Brasil, diferente do que acontece em países mais desenvolvidos, onde a água usada é a fornecida pelas concessionárias públicas. O que poucos sabem é que a água que chega a torneira é tão saudável quanto a mineral.
Assim como no Brasil, em países desenvolvidos a água passa por rigorosos sistemas de tratamento, chegando à população em perfeita qualidade para o consumo. A grande diferença é que em alguns lugares há um controle mais rígido sobre os critérios de qualidade.
No entanto, não é aconselhável consumir a água que sai direto dos reservatórios metálicos, pois nem sempre foi realizada a limpeza periódica e também tem que ser considerada a qualidade dos encanamentos.
Beber a água que sai da torneira é ambientalmente correto, pois milhares de garrafas pets deixam de ser consumidas, mas é preciso se atentar a alguns detalhes. A caixa d’água residencial deverá ser limpa a cada seis meses, e as de grande porte como a caixa d’água tipo taça poderá ser purificada a cada 12 meses.
Para ficar ainda mais saudável é preciso passar a água por um filtro ou purificador de água. Os purificadores são indicados para locais onde a água é retirada de poços artesianos, pois são capazes de eliminar bactérias existentes na água. Já os filtros irão retirar as impurezas sólidas.
Comentários no Facebook