A FAZ FORTE traz sempre dicas de como economizar água. Hoje o foco é como usar esse bem natural de maneira racionada no quintal e jardins da residência ou empresa.
É sabido que a água usada na área externa é responsável por 30% do consumo total do imóvel, por isso é importante reduzir este gasto para deixar o ambiente mais sustentável. A FAZ FORTE separou 10 maneiras fáceis de diminuir o consumo. Confira:
Captar água da chuva
Uma ótima dica de economizar água no quintal e jardim é captar água da chuva. Pode ser através de um balde ou barril, sob uma calha ou qualquer outro sistema de drenagem para captar e armazenar água.
Irrigação
Para molhar jardins, gramados, árvores e arbustos uma mangueira giratória ou sistemas de irrigação por gotejamento são ideais. Estes tipos de mangueiras gotejam lentamente a água sobre o solo, irrigam onde é necessário. Este tipo de mangueira necessita menos água do que um sistema de aspersão.
Água apenas quando necessária
Teste o solo do quintal ou jardim como uma chave de venda ou pá pequena. Se os primeiros dez centímetros estiverem úmidos, não é necessário regar.
Plante nativas
Se o clima onde você vive é seco, dê preferência às plantas nativas. Elas são excelentes con
tra os desperdício de água. Plantas resistentes à seca, como cactos e alecrim podem reduzir a quantidade de água necessária em seu quintal.
Plantas organizadas
Organize as plantas que necessitam de mais água, em conjunto, em áreas mais baixas para fazer a rega fácil e eficiente e as plantas mais resistentes do grupo em lugares mais secos como zonas mais arejadas ou declives.
Troque a grama
Em lugares muito seco é aconselhável trocar os gramados, que necessitam de muita água, por plantas de baixa manutenção e cascalhos.
Use as folhas
Uma maneira de diminuir o consumo da água é usar as folhas para cobrir os jardins. Assim a umidade do solo será mantida. Junte às folhas pedaços de madeira e palha e espalhe no jardim ou em volta da base das árvores e arbustos para ajudar o solo a reter água.
Com informações do Portal Ciclo Vivo.
Comentários no Facebook