O setor do agronegócio no Brasil representa aproximadamente um quarto do PIB nacional, e a previsão para o ano de 2015 é que o mesmo cresça 2,8% de acordo com previsão da Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), 0,2% acima da previsão feita para 2014.
Mesmo com expectativa de crescimento o setor vai encontrar algumas dificuldades, a obtenção do crescimento vai depender de vários fatores, o agronegócio terá que continuar explorando seus ganhos de produtividade, sem depender apenas de impulsos de demanda. De acordo com previsão da Cepea ainda o mercado vai encontrar em 2015 um mercado interno estagnado com expansão fraca, diferente do exterior que com menor liquidez e maiores juros internacionais indicam dólar valorizado e preços de commodities, produtos de gêneros agrícola produzidos em larga escala em nível mundial, menores.
No Brasil o principal produto comercializado no agronegócio é a soja, que acompanha a previsão de crescimento com perspectiva de safra recorde, mais de 90 milhões de toneladas, o que contribui em grande parte para o crescimento do PIB no setor. O segmento da produção animal, especialmente carnes bovinas, suínas e aves também terão um ano bom, com crescentes exportações.
A nova ministra da agricultura Katia Abreu, também está animada com as previsões, a expectativa é que no geral a produção atinja 202,18 milhões de tonelada, um volume 4,5% maior comparado com 2013/2014.
Comentários no Facebook