A água é um item extremamente útil durante nossa rotina e existem diversos tipos, entre eles, a água desmineralizada. Você sabe quais as principais características da água desmineralizada, para que serve e onde usar?
Acompanhe esse artigo do blog da Faz Forte para mais informações!
O que é a água desmineralizada?
A água desmineralizada é aquela que passa por um processo de remoção de seus minerais e outros elementos químicos, como íons e metais pesados presentes na água.
A água desmineralizada é bastante utilizada na indústria, especialmente onde é necessário altos níveis de pureza da água.
Indústria cosmética
É utilizada em cosméticos, pois garante que os produtos durem por um período de tempo e sejam seguros para o uso. A água desmineralizada é utilizada na produção de shampoos, condicionadores, hidratantes e outros dermocosméticos.
Indústria farmacêutica
A água desmineralizada é utilizada na produção de medicamentos. A água é utilizada como solvente ou reagente por laboratórios.
Indústria química
Ela é utilizada como solvente em algumas aplicações químicas, como na fabricação de tintas e revestimentos.
Além dessas indústrias, a água desmineralizada é utilizada também em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, com a finalidade de limpeza e preparação de soluções químicas.
Como fazer o tratamento correto da desmineralização da água?
O tratamento da desmineralização da água é realizado por processos de osmose reversa ou de troca iônica. O processo de osmose reversa utiliza uma membrana semipermeável para separar os íons das moléculas que estão presentes na água. Já a troca iônica, utiliza resinas que irão trocar íons específicos dentro da água por outros íons.
Confira alguns passos para fazer o tratamento adequado de desmineralização da água:
-
teste a água: é importante fazer isso antes de iniciar o processo de desmineração, para assim, determinar quais serão os minerais e elementos químicos que estão presentes na água;
-
escolha o processo de desmineralização: após o teste da água, escolha o processo mais adequado de desmineralização e remoção dos minerais e outros elementos químicos;
-
prepare os equipamentos: depois, inicie o processo de desmineralização monitorando o fluxo da água e algumas condições, como a temperatura e a pressão;
-
monitore a qualidade da água: é importante garantir que os elementos químicos sejam removidos de maneira correta;
-
realize manutenção dos equipamentos e armazene a água desmineralizada de maneira adequada, como em ambientes sempre limpos e esterilizados para evitar contaminações.
Esse processo de desmineralização necessita de uma escolha adequada quanto ao processo e a preparação ideal dos equipamentos, principalmente o monitoramento da água. Seguindo todas essas medidas de maneira correta, será possível ter uma água desmineralizada de qualidade para o uso em muitas aplicações comerciais.
A Faz Forte pensa sempre na boa qualidade da sua água. Quer saber mais sobre a qualidade da água e como cuidar da sua caixa d’água de maneira correta? Continue no blog da Faz Forte para mais dicas.
.
Comentários no Facebook