Já percebeu que muitas vezes a água guardada no refrigerador pega algum tipo de gosto? Isso acontece porque nem sempre ela está armazenada da melhor maneira. Alguns fatores como a limpeza do recipiente e a pureza da água influenciam no tempo que ela pode ficar guardada antes de ser consumida.
Quando o armazenamento será feito de maneira doméstica é importante certificar de que os recipientes estavam perfeitamente limpos e esterilizados, antes de colocar a água, para que ela não fique imprópria para o consumo. Em caso de dúvidas sobre a qualidade da água, a orientação de especialistas é que ela passe por um processo de filtragem, seguida de fervura.
Se julgar necessário, ainda é possível adicionar cerca de oito gotas de água sanitária de uso doméstico, sem perfume, para cada dois litros d’água. Dessa maneira a água ficará pura novamente. Uma dica para a água ficar mais saborosa e leve é deixá-la aerada, passando-a de um recipiente para o outro, e vice-versa. Vale lembrar que esses cuidados complementam os que devem ser feitos de limpeza e manutenção dos reservatórios d’água, a cada seis meses, para não correr riscos de contrair nenhuma doença.
Embalagens PET podem ser utilizadas para armazenagem de água, desde que passem pelos processos citados à cima. Jamais devem ser usadas embalagens de papelão, como de suco e leite.
No caso de embalagens que vêm lacradas, o risco da água envelhecer é pequeno. Em geral, todas vêm com data de envase e devem ser consumidas após seis meses desta data. Em casos de estoque dessas garrafas, é preciso abrigá-las longe do calor e da luz solar, assim não será incentivado o crescimento de micro-organismos prejudiciais à saúde.
Comentários no Facebook