O Brasil é um país rico em água, porém ainda existe uma parcela da população brasileira sem acesso a este recurso natural. É o caso de alguns moradores de Altamira, no Pará. Mas em junho deste ano isso deixou de ser um problema para o município. A empresa responsável pela construção da Usina Belo Monte iniciou a instalação da rede de água e esgoto tradado na cidade.
Segundo o IBGE, em 2010 Altamira tinha cerca de 100 mil habitantes, destes apenas 15% contavam com a rede de distribuição de água e não existia nenhum tipo tratamento de esgoto. Com as novas obras, a previsão é que até julho de 2014 o município tenha 100% dos resíduos coletados e todas as residências com água encanada.
Na região, não é só Altamira que sofre com esse problema. Dados do Ministério das Cidades apontam que as redes de abastecimento de água instaladas nos 345 municípios da região norte atendem a apenas 57,5% de sua população total. Já as redes de esgoto estão presentes em apenas 8%.
A Belo Monte não restringiu os trabalhos de compensação ambiental voltados a saneamento básico a Altamira. A localidade de Leonardo Vinci, em Vitória do Xingu e as comunidades de Santa Luzia e Camurins, pertencentes ao município de Brasil Novo, já contam com água encanada. Os projetos foram planejados para atender o crescimento da população nos próximos 20 anos.
A FAZ FORTE CAIXAS D’ÁGUA E RESERVATÓRIOS parabeniza a empresa pelas obras que irão melhorar a qualidade de vida dos moradores de Altamira e região, uma vez que o saneamento básico ajuda a reduzir significativamente a incidência de doenças infecciosas , aumentando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Comentários no Facebook