Água engarrafada nem sempre é a melhor opção

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Uma garrafa d’água, aparentemente inocente, pode causar um prejuízo ambiental enorme. Estudos recentes concluíram que este tipo de água não é tão segura quanto a que sai da torneira, os custos de produção da bebida e o efeito de tantas garrafas despejadas no meio ambiente acendem um sinal de alerta.  

Comparada a água que sai da torneira, a engarrafada é absurdamente cara. O valor de uma garrafinha equivale a quase quatro litros de água, e dependendo da marca ela pode custar três vezes mais que o litro da gasolina. Além disso, um estudo norte americano mostrou que durante a produção, há presença de fertilizantes, produtos farmacêuticos, desinfetantes e outras fórmulas químicas que agem de forma negativa no corpo humano.

Para engarrafar 33 bilhões de litros de água são usados 15 milhões de barris de petróleo

Para engarrafar 33 bilhões de litros de água são usados 15 milhões de barris de petróleo

 Em muitos locais, a água fornecida nas residências é mais saudável do que as industrializadas. Antes de ser distribuída, a água recebe o tratamento de filtragem e adição de cloro, que a torna potável. Porém é preciso alguns cuidados antes de bebê-la, como a limpeza periódica dos reservatórios de água e a utilização de um filtro doméstico, uma vez que nem sempre os micro-organismos mudam a cor e o gosto do líquido.

 Além disso, existem as questões ambientais. Para engarrafar 33 bilhões de litros de água é necessário um milhão de toneladas de Pet, que precisam de mais 15 milhões de barris de petróleo.   Nem todas essas garrafas são recicladas posteriormente, como no Brasil, que pouco mais da metade é destinada à reciclagem.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?