A água mineral é altamente consumida por não passar por nenhum processo, desde a captação até o envasamento, que altere suas características bacteriológicas, químicas e físico-químicas. Quando vendida em galões de 20 ou 10 litros é preciso tomar alguns cuidados para manter a qualidade.
O primeiro cuidado a ser tomado é ao escolher estabelecimento de onde será comprado o garrafão. É fundamental conhecer como os produtos são estocados. O recomenda
do é que eles não estejam em contato direto com o solo, sujeira e não podem estar expostos à luz direta do sol.
Toda água engarrafada deverá ser identificada por um registro do Ministério da Saúde. Esse dado deve aparecer no rótulo do produto, que deve conter ainda informações sobre o prazo de validade, data do engarrafamento, nome da fonte e da empresa. Cada embalagem tem ainda no fundo sua data de fabricação, isso porque a ABINAM recomenda que a validade seja de três anos a partir da data de fabricação da embalagem. Neste local ainda deve ter o CNPJ do fabricante e o número de registro da embalagem.
Em casa é preciso cuidar até mesmo do galão vazio. Ele não deve ficar exposto ao sol, calor ou claridade excessiva. Os mesmo cuidados têm que ser tomados quando existir água no interior do produto. A presença de luz cria um ambiente propício para a proliferação de algas. Outra necessidade é manter o garrafão longe de produtos químicos e em locais úmidos ou com poeira.
Comentários no Facebook