O tempo seco e as altas temperaturas aumentam os riscos de foco de incêndio. Os ambientes florestais são os mais propícios, pois a vegetação seca e a baixa umidade do ar facilitam a propagação das chamas.
Devido o calor forte, ventiladores, climatizadores e ar-condicionado, somados a outros aparelhos eletrônicos causam sobrecarga na rede de energia elétrica colocando em risco empresas e residências.
No campo é preciso ficar alerta. Qualquer foco de incêndio deve ser combatido o mais rápido possível. Propriedades que têm caixa d’água de grande porte ganham vantagem nessas situações. Isto porque é possível utilizar a água com mais facilidade por esses reservatórios propiciarem uma forte pressão d’água.
Em empresas é comum instalar caixas d’água dividias por conexões ou células para que parte da água seja reservada para combate a incêndios. Em geral, o Corpo de Bombeiros é quem orienta a capacidade que a caixa d’água deverá ter e como será feita a divisão. Os modelos de reservatórios mais utilizados para reserva de combate ao incêndio são os tipos taça e tubular.
Ao avistar um foco de incêndio, busque ajuda imediatamente. Caso isto ocorra próximo a alguma rodovia, os motoristas devem ter cuidado pois a fumaça pode tirar a visibilidade e causar acidentes.
Comentários no Facebook