Bagaço de cana-de-açúcar pode purificar água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Mais uma descoberta recente para ajudar a purificar a água que bebemos todos os dias. Um engenheiro brasileiro descobriu que o resíduo do bagaço da cana é capaz de retirar corantes de águas contaminadas, resultantes de processos industriais.

 A ideia surgiu de uma visita de um engenheiro mecânico a uma usina de cana-de-açúcar, onde foi observada uma montanha de bagaço de cana, e ao lado dela uma parte de resíduos que eram descartados.

Resíduo tem mesmo efeito do carvão ativado

Resíduo tem mesmo efeito do carvão ativado

Depois de muito pesquisar, ele começou a fazer testes com água contaminada com corantes resultantes de processos químicos. Quando a água está contaminada desta maneira, ela altera o processo de fotossíntese e, assim, todo o ambiente marítimo é afetado. Por esse motivo, este tipo de água deve passar por vários processos de tratamento antes de ser descartada.

Após sete meses de pesquisa ficou comprovado que o pó do bagaço da cana retira até 80% do corante contaminante nas cores amarela, vermelha e azul. Para o resultado ser positivo é preciso misturar o bagaço da cana com água e fazer 100 rotações por minuto em um recipiente. Logo após, o líquido passa por uma peneira e em seguida por uma centrífuga. Por fim, é medido quanto de corante foi retirado da água.

 Esse procedimento é capaz de retirar cor, metais, carga orgânica, efluentes, industriais, assim como o método com carvão ativado. São necessários apenas dois gramas do resíduo do bagaço para retirar os contaminantes de um litro d’água.

 O estudo mostrou que o resíduo do bagaço da cana-de-açúcar é tão eficaz quanto o carvão ativado. Porém, a FAZ FORTE lembra que, embora o carvão ativado seja o procedimento mais comum para tratamento de água, seu custo é muito elevado.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?