A Faz Forte entregou uma caixa d’água tipo taça para a Cachaça de Jambú, criada no fim de 2011 pelo empresário Leodoro Porto, e reunimos um pouco mais sobre a história dessa cachaça aqui.
Leodoro porto é um empresário de 44 anos, piauiense e dono do boteco Meu Garoto há mais de 20 anos em Belém, e criou em 2011 a cachaça de jambú. A criação de sabores diferentes de cachaças é uma especialidade do bar que já fabricou cachaças de açaí e de bacuri.
O Jambú, ingrediente principal da cachaça, é uma erva amazônica muito utilizada na culinária local, as folhas quando mastigadas dão uma sensação de formigamento a língua devido a sua ação anestésica local, é usada até mesmo para dores de dente ou locais. A substância responsável por essa ação anestésica local na mucosa bucal é a isobutilamida denominada espilantol, na composição química são encontrados ainda afinina, colina e fitosterina.
Essa sensação de dormência pode ser sentido também na degustação da cachaça de jambú, quem bebe a cachaça logo sente os lábios trêmulos e ficarem dormentes e essa é uma das características que fizeram o sucesso da bebida.Para aumentar a sensação de dormência proporcionada pela cachaça de jambú recomenda-se tomar a bebida com comidas e petiscos quentes e apimentados.
A cachaça é patenteada e sua produção já tem planos de mecanização mas sem deixar de ser artesanal.
Comentários no Facebook