Dimensionar a caixa d’água ou reservatório metálico é uma tarefa importantíssima para garantir um fornecimento adequado para demandas domésticas, agropecuárias, comerciais ou industriais.
Há muitos fatores para levar em consideração durante as etapas. Para esclarecer e ajudar, o blog da Faz Forte traz um artigo sobre como adequar o dimensionamento do reservatório de água. Continue lendo o conteúdo a seguir e confira dicas valiosas para acertar no cálculo do dimensionamento de reservatório!
Defina o objetivo da caixa d’água
Qualquer região está sujeita a enfrentar falhas no abastecimento da água, seja por questões relacionadas à manutenção ou simplesmente porque ocorreu algum imprevisto.
O primeiro passo, é ter em mente qual a finalidade da caixa d’água, pois dessa maneira fica mais fácil determinar seu tamanho e a capacidade ideal para planejar o sistema de abastecimento.
Comece com algumas perguntas:
-
será utilizada para abastecer a água de uma indústria, propriedade rural ou condomínio?
-
pretende utilizar como fonte reserva para manter o abastecimento no caso de um corte inesperado?
-
será uma reserva emergencial para incêndio, reúso de água na agricultura, limpezas ou um reservatório de água potável?
Essas questões ajudam a direcionar o objetivo para encontrar o modelo de caixa d’água metálica ideal. Compare a caixa d’água tubular, tipo taça ou fundo cônico e outros diferentes tipos de reservatórios de aço, cada um pode oferecer níveis de pressão da água e volumes distintos.
Necessidade diária de água
Para não paralisar seu funcionamento por causa de uma eventual falta de água, o dimensionamento de caixa d’água metálica deve incluir água suficiente para suprir a demanda por no mínimo dois dias.
A ABNT menciona um volume reserva de água para 2 dias sem abastecimento, mas tudo depende da região em que se encontra, afinal, alguns locais podem levar mais do que 2 dias para restabelecer o fornecimento. Portanto, o ideal é dimensionar para 3 ou mais dias de consumo.
Fórmula da necessidade diária de água
Um cálculo bem simples para saber quantos litros de água o reservatório precisa armazenar, consiste em considerar o número de pessoas que utilizam a água, multiplicar por 200 e somar 25% de reserva, o resultado é o consumo diário recomendado.
Portanto, o cálculo é o número de pessoas x 200 + 25% = quantidade de litros necessários.
Tamanho e peso do reservatório
Uma caixa d’água grande também será mais pesada e é por isso que o cálculo deve ser feito por especialistas, para evitar subdimensionar (menor que o necessário) ou superdimensionar (maior que o necessário).
O profissional deve considerar o volume de água correto e realizar um estudo personalizado que avalia as condições do local onde pretende instalar para escolher a caixa d’água ideal.
Adequação às normas de qualidade
Todo o projeto do reservatório metálico deve estar de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como a NBR 5626, por exemplo. Isso inclui também o projeto de base da caixa d’água, todas as etapas de fabricação e instalação e também a pintura da caixa d’água metálica.
Todos esses cuidados são indispensáveis para que tudo seja executado com o máximo de qualidade e segurança, garantindo também a durabilidade do reservatório.
Contrate uma equipe especializada e experiente para fornecer orientações e ajudar a determinar qual caixa d’água é melhor para o seu espaço, além de ajudar a entender qual o volume e tamanho ideais para a demanda.
Entre em contato com a Faz Forte para fazer um orçamento sem compromissos e obtenha um cálculo de dimensionamento de reservatório metálico completo, seguro e personalizado!
.
Comentários no Facebook