Calor e alimentação interferem na circulação do sangue

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O calor forte deste verão tem feio muitas pessoas passarem mal. Além da ingestão de muitos líquidos é de suma importância cuidar da alimentação. Automaticamente o paladar já pede alimentos mais leves, isso é uma reação do nosso organismo.

Como a temperatura do corpo humano é em torno de 36ºC, o organismo precisa trabalhar para deixá-la constante. No frio é preciso mais energia, no calor essa necessidade cai e por isso devemos consumir menos alimentos.

Alimentação leve ajuda a driblar o calor

Alimentação leve ajuda a driblar o calor

O calor também faz com que a circulação do sangue aumente na região da pele e ingerir alimentos o sangue tende a ir para o aparelho digestivo, onde recebe os nutrientes. Quanto mais comemos, mais sangue é destinado ao aparelho digestivo e isso pode causar tontura, sono e cansaço. Por isso é preciso comer menos e melhor em dias quentes.

Ao se alimentar de uma comida muito quente, o corpo começa a transpirar mais para equilibrar a temperatura interna. Há outro motivo: o nervo vago, presente no sistema digestivo, que reage ao calor dos alimentos e provoca a transpiração.

Ao transpirar, o corpo perde água e sais minerais, que precisam ser repostos. O recomendado é ingerir líquido antes de sentir sede, vale tanto água como sucos. Os refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados. A reposição dos sais minerais se dá através dos alimentos.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?