Calor intenso tem que aumentar cuidados com a saúde

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O calor forte que atinge o Brasil nos últimos dias e o tempo seco pedem mais cuidados com a saúde. Muitas vezes sintomas como desmaios, dores de cabeça, doenças respiratórias podem ser causadas por estes dois fatores. A Faz Forte vai dar dicas de como driblar a situação.

Crianças, adultos e idosos precisam de mais atenção. Os bebês, principalmente os recém-nascidos, têm muita água em sua composição corporal e isso faz com que ocorra desidratação com mais facilidade. Para os bebês, a indicação é deixá-los apenas com fralda e para as mamães que estão amamentando, beber muita água para que o leite seja suficiente para hidratar a criança.

Diferente dos adultos, nem sempre as crianças e idosos sentem necessidade de ingerir água. A sede é um sinal de que o corpo está precisando de água, e muitas vezes sem senti-la os idosos e crianças sofrem com a perda de líquidos.

Crianças têm dificuldade para tomar água

Crianças têm dificuldade para tomar água

As pessoas mais idosas têm que estar atentas aos sinais do corpo. O inchaço é um sintoma de que alguma coisa não está certa. Uma boa ajuda pode vir do ventilador: deixe o vento direto nas pernas e pés, que são as partes que mais ficam inchadas. Uma caminhada leve quando o sol está fraco e colocar as pernas para cima também ajudam a melhorar o mal estar. Remédios de uso contínuo também precisam ser avaliados, pois os efeitos colaterais podem ser diferentes com o forte calor.

Assim como as crianças não sentem muita sede, os idosos não costumam transpirar muito e isso pode induzir ao engano de que o corpo não está precisando de água. Portanto, é preciso sempre oferecer água aos idosos, mesmo que eles não sintam sede. Jogar água nos pulsos e nuca ajuda a melhorar o calor.

Uma dica que vale para todos, independente da idade, é sempre deixar uma vasilha com água no ambiente em que estiver com o ar condicionado ligado. Assim o ambiente ficará mais úmido.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?