Um banho com duração média de 15 minutos gasta aproximadamente de 135 litros d’água. Como essa água vai direto para o esgoto, dois brasileiros inventaram o chuveiro ecológico, que além de reduzir o consumo de água, usa gás para aquecimento e economiza 1000% em energia, quando comparado ao chuveiro elétrico.
O chuveiro ecológico é pequeno e pode ser pendurado numa árvore e alimentado por garrafa Pet. Com essas características, ele acaba sendo uma opção viável para campings, barcos e para locais onde não existe chuveiro elétrico. Ele é fabricado em cobre, alumínio, aço inox e ferro fundido e não emite CO2, sendo inofensivo para o meio ambiente. Após acendê-lo com um fósforo ou isqueiro, a pessoa pode regular a temperatura de sua preferência.
Além de evitar o desperdício de água, o chuveiro ecológico gasta R$ 0,53 por hora, enquanto um chuveiro elétrico gasta R$ 5,30. Para uma média de120 dias com banhos diários de uma hora, é necessário um botijão de gás convencional de 13kg.
A FAZ FORTE lembra ainda que uma outra opção para economizar água no chuveiro elétrico é fechar o registro ao se ensaboar. Com essa atitude, um banho de 15 minutos com ducha, o consumo cairá de 135 litros para 45 litros. Já no caso do chuveiro elétrico, são gastos 45 litros e ao fechar o registro, o consumo será de 15 litros.
Além de economizar água, reduzir o gasto de energia também é primordial. Para se ter ideia, o chuveiro elétrico representa 30% da conta de energia, sendo que no inverno a tendência é que este consumo aumente significativamente, pois as pessoas costumam aumentar a temperatura da água. Com informações do Portal Pensamento Verde.
Comentários no Facebook