Em Santander, uma cidade do sul da Espanha, adotou um sistema com 12 mil sensores conectados à internet e dispostos em ônibus, lixeiras, luminárias e chão. Eles avisam quando há vazamentos de água. Os dados coletados são enviados ao laboratório da Universidade de Cambria, que desenvolveu o projeto, para depois serem encaminhados aos departamentos responsáveis.
Além de avisar sobre vazamentos e poder repará-los de maneira mais rápida, os sensores também avisam a umidade do solo de jardins, assim só são irrigados quando realmente existir necessidade. Com essas atitudes, milhares de litros d’água são economizados.
O projeto visa ainda à economia de energia e redução de congestionamento. Quando as lixeiras estão cheias, uma mensagem é enviada e só então há deslocamento de veículos para retirar o lixo.
Em relação à energia, os sensores regulam a intensidade de iluminação de acordo com a necessidade. Se não há pessoas circulando nas ruas, a luz fica mais fraca. Com esta atitude, cerca de 25% já foi economizado.
A cidade está conhecida como um exemplo mundial de sustentabilidade a ser seguido. Os cidadãos também participam, através de um aplicativo de celular, mandando mensagens e fotos de problemas locais, como vazamentos, ou até mesmo consumo excessivo de água. A promessa da prefeitura é solucionar o problema antes que uma segunda denuncia seja feita.
O investimento total do projeto foi de 11 milhões de dólares. No entanto, a expectativa dos governantes é que este valor seja recuperado rapidamente devido às economias de água, luz e diminuição de congestionamento na cidade, que gera inúmeros benefícios, entre eles menos poluição.
Comentários no Facebook