O assunto pressão d’água não é novidade aqui no Blog e já falamos inúmeras vezes que a elevação do reservatório influencia na força. Porém, calcular a altura necessária para o reservatório suprir a necessidade de abastecimento é algo que muitas vezes gera dúvida.
A pressão de uma caixa d’água é medida em MCA – Metros de Coluna de Água e sofre variação de acordo com alguns fatores. Os principais são tubulação e elevação. Na tubulação poderá existir perda de carga, mas há como compensá-las na altura do reservatório metálico, pois quanto mais alta, maior será a pressão nas saídas de água.
Por isso é de suma importância calcular a perda de cargas da tubulação, através de conhecimento técnico em hidráulica. Mas para saber se a altura da caixa d’água comprada está correta e irá bastar, é possível mensurar de uma maneira mais simples.
Se o ambiente onde o reservatório será instalado não for de um porte muito grande, como prédios residenciais, a perda de pressão na tubulação gira em torno de 2 MCA. Sabendo disso, é preciso localizar o ponto mais alto do imóvel, que pode ser o chuveiro, e elevar o reservatório metálico a dois metros deste ponto. Com isso a gravidade irá ajudar a distribuição da água e garantir que todas as saídas a recebam de forma constante. É importante lembrar que em imóveis com dois ou mais pavimentos a altura da elevação pode ser maior. Por isso é de suma importância dar valor aos cálculos do projeto.
Alguns modelos de reservatórios permitem “esticar” a coluna. É o caso da caixa d’água tipo taça, que pode ser adaptada para atender a demanda por pressão. Uma caixa d’água de 10 mil litros desta variedade, geralmente é fabricada com 4 ou 6 metros na coluna, mas pode ficar bem mais alta se os cálculos mostrarem que é necessário uma distância maior entre o ponto mais alto.
Comentários no Facebook