Calcular o dimensionamento da caixa d’água é muito importante. Esse cálculo precisa ser feito com técnica, para não errar para menos, correndo o risco de faltar água, ou para mais, construindo uma caixa d’água que vai muito além das necessidades do local.
Se você precisa de uma caixa d’água, é possível contar com muitos modelos, com capacidades diferentes, e opções com até um milhão de litros!
Por isso, é importante saber qual capacidade vai atender melhor sua necessidade. A seguir, confira algumas dicas para fazer o cálculo correto.
Leve em conta o perfil de consumo e as falhas no abastecimento
Para saber como calcular o tamanho da caixa d’água da maneira correta, é importante prestar atenção em três aspectos:
-
consumo médio diário;
-
média de dias que o local pode ficar sem abastecimento de água;
-
quantidade de pessoas/máquinas que fazem uso da caixa d’água.
Como o cálculo é realizado
É possível explicar, de uma maneira geral, como o cálculo da dimensão da caixa d’água é feito.
Mas é importante ressaltar que o ideal é que essa conta seja feita por uma equipe especialista, composta por engenheiros e técnicos.
No geral, são usados alguns valores como referência para fazer o cálculo. Por exemplo: considera-se que em um escritório, cada pessoa utiliza, em média, 50 litros de água diariamente.
Em casas, são 150 litros por pessoa, enquanto no apartamento, o cálculo é de 200 litros, já que a pressão da água é maior.
Capacidade de suprir na falta de abastecimento
Segundo as normas brasileiras, é preciso que um reservatório de água seja capaz de abastecer o local por dois dias, no caso de falta de água.
Porém, em alguns locais, a água pode faltar durante mais tempo. Pensando nisso, é importante avaliar a demanda do lugar e, se for preciso, calcular uma reserva de 3 ou 4 dias, para evitar a falta de água ou reduzir ao máximo os dias de escassez.
Importância de fazer um cálculo bem feito
Como se sabe, a água é um recurso renovável, portanto, precisa ser economizada e usada com consciência. O dimensionamento do reservatório deve ser calculado de acordo com uma previsão de estimativas.
A capacidade do reservatório deve suprir as necessidades do local e ser calculada de acordo com a média. Dessa forma, desperdícios e gastos desnecessários são evitados.
É importante lembrar que quanto maior a caixa d’água, mais robusta deve ser a estrutura que vai suportá-la, portanto, tudo tem um custo implícito que precisa ser pensado.
Mesmo que você já saiba como calcular caixa d’água e fazer seu dimensionamento adequado, o ideal é contar com uma equipe técnica responsável por realizar essa conta.
A Faz Forte tem, nos projetos entregues, profissionais capacitados que desenvolvem desde o projeto inicial, com esse cálculo incluso, até a escolha da caixa adequada para o que você precisa.
Entre em contato e saiba como escolher caixa d’água! Veja como fazer um projeto profissional e tenha seu reservatório instalado de maneira segura e durável.
.
Comentários no Facebook