Em alguma etapa da construção, independente de qual seja, uma dúvida irá surgir: Como mensurar a capacidade da caixa d’água? O objetivo do Blog hoje é ajudar encontrar o volume certo para cada necessidade, porque caixa d’água é essencial em qualquer projeto.
Antes de qualquer coisa é preciso lembrar o objetivo de caixa d’água. Ela irá abastecer a indústria, propriedade rural ou residência e será uma fonte reserva, caso algum problema aconteça e o fornecimento d’água seja interrompido.
Cortes inesperados no abastecimento seja por manutenção ou por acidentes, é o principal objetivo de armazenar água. Em algumas localidades do Brasil é comum ocorrer falhas no abastecimento. Nessas localidades, instalar uma caixa d’água é fundamental.
Essa variação no abastecimento de água é que irá definir quanto de capacidade o reservatório deverá ter. Pelas normas brasileiras, as caixas d’águas devem armazenar o suficiente para suprir dois dias de consumo. Porém, em locais onde há falta d’água podem levar dias para que ela seja reabastecida. Então é aconselhável dimensionar um reservatório metálico para três ou quatro dias de consumo, por exemplo, especialmente se for para um estabelecimento comercial.
Para calcular a necessidade diária, é realizada a seguinte fórmula: a quantidade de moradores ou usuários multiplicada por 200. Depois acrescentar 25% de reserva que será o resultado do consumo diário.
Mesmo que em algumas localidades há necessidade manter água armazenada por mais tempo, um longo período não é aconselhável. Se a água ficar muito tempo armazenada na caixa d’água, fungos e bactérias poderão surgir e prejudicar a saúde dos consumidores.
Comentários no Facebook