Já falamos por aqui de diferentes formas de enfrentar a poluição da água. Cientistas não param de buscar alternativas simples e inusitadas, utilizando apenas recursos naturais de baixo custo para promover a sustentabilidade. Confira abaixo algumas soluções:
Extrato de cacto
Pesquisadores americanos descobriram que o líquido retirado do cacto é capaz de remover as sujeiras e bactérias encontradas na água contaminada. O método barato e eficiente é uma tradição asteca, realizada no México bem antes da realização da pesquisa norte-americana.
Cascas de banana
Quando expostas ao sol por uma semana, as cascas de banana produzem um pó que consegue retirar 65% dos metais pesados como urânio, cádmio, chumbo e níquel. Este método foi descoberto por brasileiros e é considerado altamente sustentável por não precisar de energia elétrica durante todo o processo de purificação da água.
Cebola e Alho
Pesquisadores da Índia conseguiram montar um filtro com pedaços de alho e cebola capaz de retirar altas quantidades de ferro, chumbo, mercúrios, estanho e arsênico da água contaminada. A solução é economicamente viável, em especial para este país que possui grande parte da população abaixo da linha da pobreza.
Coentro
Erva aromática comum na culinária brasileira, o coentro consegue eliminar metais pesados como o níquel. A descoberta partiu de pesquisadores mexicanos, onde foi observada a eficiência do coentro na desintoxicação do organismo. A planta passou a ser usada para filtrar a água de um sistema de irrigação próximo à Cidade do México.
Acácia branca
Tanto as flores quanto as folhas da Acácia Branca conseguem transformar a água turva em límpida, além de matar milagrosamente vírus e bactérias presentes em água contaminada, responsáveis por transmitirem doenças graves como a diarreia que causa milhares de vítimas no mundo.
Comentários no Facebook