Apesar da sua imponência, as caixas d’água de grande porte também precisam de cuidados específicos para manter tudo em ordem. Confira nesse conteúdo um passo a passo simples para a manutenção preventiva nesse reservatório.
A importância da manutenção preventiva em caixas d’água
A manutenção preventiva é a ação adequada para quem deseja prolongar a vida útil de um item, já que essa técnica tem como maior objetivo reparar possíveis danos antes que eles se intensifiquem e possam causar mais prejuízo.
Esse tipo cuidado em caixas d’água de grande volume garantem o fornecimento seguro e contínuo de água em edifícios comerciais, evitando qualquer risco à saúde. Sem a manutenção adequada, alguns fatores que podem surgir são:
- doenças como dengue, cólera e hepatite;
- desperdício de água, já que o reservatório pode estar com algum vazamento;
- ferrugem do material da caixa d’água;
- tornar a água imprópria para consumo.
Passo a passo para a manutenção de caixa d’água de grande volume
Para facilitar todo o processo, existem algumas ações-chave recomendadas para o sucesso na manutenção do seu reservatório de grande porte:
Planejamento adequado e criação de um cronograma
Responsável pelo abastecimento de água para muitas pessoas, a ausência de água tem uma conexão direta com o andamento do dia e realização das tarefas. Por isso, para uma caixa d’água de grande volume, o planejamento da manutenção e organização de um cronograma é uma decisão eficaz.
Outro fator é que a limpeza e manutenção preventiva da caixa d’água deve ser realizada com certa regularidade, a cada 6 ou 12 meses. Assim, com o planejamento bem definido, essa é uma ação efetiva que já será parte da sua rotina.
Quando programar a limpeza da caixa d’água, evite os períodos chuvosos da região, já que com as chuvas o sistema hidráulico pode ficar sobrecarregado e a própria limpeza ser mais complexa.
Comunicação com os usuários
Uma manutenção preventiva de qualidade terá a necessidade de esvaziar a água da caixa, fazendo com o que o seu abastecimento seja interrompido. Para não ter nenhum problema com as pessoas e execução das atividades que dependem do recurso, faça uma comunicação eficaz.
Isso porque também é necessário realizar a limpeza interna, já que o alto volume de água armazenado acaba por acumular muitas sujeiras dentro e fora da estrutura.
Uso dos materiais corretos
Os materiais necessários para limpeza e manutenção da caixa d’água de grande porte tem uma variação conforme a sua litragem.
É importante que haja o interrompimento do abastecimento de água e que não sejam utilizados produtos químicos ou abrasivos como escovas de aço, já que eles podem comprometer a integridade do equipamento.
Com a caixa d’água vazia, localize os pontos de ferrugem internamente. Com uma lixa faça a correção, limpe e aplique a pintura com a tinta adequada que não afeta a potabilidade da água. Após 24h, com o produto seco, volte a encher o reservatório.
Esse é o mesmo processo para a área externa no momento da manutenção.
Para saber mais sobre os cuidados da sua caixa d’água, continue no blog da Faz Forte!
Comentários no Facebook