A água está presente em quase tudo, desde comer algum alimento até lavar roupas, e é por esse motivo que é aconselhado prezar por consumir uma água de boa qualidade. A água potável e o saneamento básico estão diretamente relacionados, e ao utilizar um recurso hídrico de procedência duvidosa, você estará colocando em risco sua própria saúde, bem como de todos os seres vivos que entram em contato com ela.
O contato com água contaminada é a raiz de diversas bactérias e vírus, que causam, em média, 70% de todas as doenças conhecidas, além de acelerar o processo de envelhecimento em cerca de 30%.
No entanto, especialistas afirmam que a água ideal para consumo humano é proveniente de países nórdicos, enquanto no Brasil a qualidade da água pode variar de acordo com a empresa responsável pelo abastecimento de cada município.
Apesar do acompanhamento dos órgãos reguladores como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nem sempre é possível realizar manutenções no sistema hidráulico local e é por esse motivo que separamos neste artigo algumas dicas para entender o estado ideal da água. Acompanhe!
Sem cheiro, sem cor e sem gosto
Toda água potável precisa ser limpa, e um dos jeitos mais comuns de identificar uma contaminação na água, é por sua aparência. Especialistas do mundo todo concordam que uma água purificada deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro).
Sentindo o cheiro
Quando algo não cheira bem, é comum se afastar – e isso também se aplica para a água. A presença de qualquer odor pode significar contaminação por agentes físicos, químicos ou bacterianos. Entre os cheiros possíveis, temos:
Coloração da água
Toda água potável deve ser completamente transparente. Para identificar, posicione seu copo com água contra a luz, caso esteja embaçada ou haja qualquer tipo de elemento dificultando a visibilidade, aconselha-se a não ingestão desse líquido, pois pode significar poluição e ferrugem nos dutos ou encanamentos.
Quais os riscos de não consumir água potável?
Normalmente, o consumo de água contaminada é marcado por alguns sintomas em comum. Se você observar sinais como febre, dor de barriga, vômito, calafrio e dor abdominal, deve imediatamente procurar ajuda médica. Entre as possíveis doenças, podemos citar:
- infecção intestinal;
- diarreia;
- leptospirose;
- salmonella;
- cólera;
- hepatite A;
- febre tifóide;
- contaminação por vermes intestinais.
Como descontaminar água?
Entender a importância da água potável é fundamental para a saúde humana, e para isso seu sistema de reservatório de água deve sempre estar higienizado corretamente. Também é possível a utilização de filtros específicos para essa limpeza, desde os mais comuns como os de barro, até modelos modernos com maior poder de purificação.
Ainda assim, caso a descontaminação seja necessária, é possível adquirir o hipoclorito de sódio. Ideal para situações extremas como acampamentos, esse componente pode ser encontrado em farmácias e supermercados.
Lembre-se de não consumir água da chuva, pois ela capta diversas substâncias desde a atmosfera, além de ser especialmente tóxica, principalmente em grandes cidades ou em regiões próximas à indústria.
__
Comentários no Facebook