Uma opção diferente de lazer é visitar museus com o tema “Água”. No Brasil existem alguns. Em geral os locais eram usados antigamente como rede de abastecimento das cidades, como ocorre em Piracicaba/SP e Blumenau/SC.
No final dos anos 30, em Blumenau/SC, havia pouco mais de 15 mil habitantes e não contava ainda com abastecimento de água. Em 1943 entrou em operação a primeira estação de tratamento de água, no Morro da Boa Vista, que incluía uma rede de distribuição de 43 quilômetros. Esta estação ficou conhecida por muito tempo como “Caixa d’água” e, em setembro de 1999 passou a ser o Museu da Água.
O acerto é constituído por peças, fotos e equipamentos e aborda a água como um recurso essencial à vida, mas também como a força motriz que impulsionou Blumenau, que na época era uma colônia.
Em Piracicaba/SP o local onde funcionou a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade também foi transformado num museu. A construção, datada de 1887, é rica em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos e paredes de pedra, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.
No Museu existe um mirante, no qual é possível visualizar o canal de água que produz uma cascata. Lá existe um mirante com vista privilegiada do Salto do Rio Piracicaba, do Parque do Mirante e parte do Engenho Central.
Comentários no Facebook