A caixa d’água é o local onde grande parte das bactérias se prolifera. Daí pode surgir diversas doenças como dengue, cólera, verminoses ou até mesmo diarreia. Em casa de veraneios é importante fazer a manutenção antes de altas temporadas como Natal e Ano Novo.
Antes de alugar uma casa para passar as férias de final de ano é preciso saber como está a situação da caixa d’água. O maior risco é que muitas das casas disponíveis para alta temporada passam a maior parte do tempo fechadas e a limpeza do reservatório de água acaba sendo esquecida.
O ideal é que a caixa d’água de qualquer imóvel seja limpa a cada seis meses, assim doenças e insetos ficam afastados. Uma dica é perguntar ao responsável pela residência que for locada quando foi realizada a última limpeza do reservatório. Algumas empresas oferecem até mesmo certificado de potabilidade.
A limpeza da caixa d’água deve ser feita de maneira correta, com utensílios adequados. Dependendo do porte do reservatório é necessário contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço. Escovas de aço, sabão e detergente não podem ser usados pois poderá haver risco de contaminação da água.
Faça você mesmo
Se não houver certeza da data da última higienização da caixa d’água, é recomendado que os veranistas façam a limpeza da caixa d’água tão logo cheguem ao local, isso se o reservatório não for de grande porte.
Os procedimentos para fazer a limpeza são os seguintes: um dia antes de chegar ao local peça para alguém fechar o registro de entrada de água; reserve um palmo de água e lave as paredes e fundo da caixa com um pano ou esponja; abra a saída para que a água escorra junto com os resíduos que sobrarem; abra o registro de entrada e encha a caixa até a metade, adicione água sanitária (20 colheres para cada mil litros de capacidade) e lave outra vez as paredes; enxague e deixe escorrer bem.
Comentários no Facebook