Prevenção: cuidados com a dengue, zika e chikungunya

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A chegada dos dias mais quentes marcam também temporadas de maior nível de chuva, e infelizmente esse aumento pode fazer com que inimigos conhecidos ampliem sua quantidade. O Aedes aegypti é responsável por toda a transmissão das doenças zika, dengue e chikungunya, que são famosas por todos os malefícios que podem causar.

Durante seu período de reprodução, o mosquito fêmea é incumbido de garantir a nutrição de seus ovos e realiza essa ação ao sugar o sangue do hospedeiro, geralmente humano. Além da transmissão para os humanos no momento da picada, a fêmea também repassa os vírus a seu filhote, no que é chamado de transmissão vertical.

Graças a dificuldade na captura do mosquito, o Ministério da Saúde orienta que o melhor jeito de se prevenir da doença é por meio da eliminação de seus criadouros. Ao impedir seu desenvolvimento, a procriação é desacelerada, evitando uma contaminação generalizada. Por isso, confira nesse artigo como realizar a prevenção de forma eficaz e segura

O que é e quais os malefícios

O mosquito, cujo nome significa “Odioso do Egito”, é originário da África e costuma se reproduzir em água parada, sendo limpa ou não. Uma fêmea pode chegar a produzir até 200 ovos de uma única vez, depositando-os milímetros acima da superfície da água e, quando a chuva eleva o nível da água, esses ovos eclodem em cerca de 30 minutos.

As três doenças, apesar de serem transmitidas pelo mesmo vetor, possuem sintomas diferentes. Confira cada um deles!

Doença

Sintomas

Zika

Apresentando um risco maior, a zika costuma apresentar sintomas leves e normalmente confundidos com gripe. No entanto, ela pode apresentar complicações neurológicas, além de possuir a capacidade de atingir o bebê enquanto ele ainda está na barriga da gestante.

Costuma apresentar febre baixa ou nenhuma, dores de pouca intensidade no corpo, olhos e manchas vermelhas. Pode ter cura espontânea após 10 dias.

Dengue

Apesar de mais famosa, a dengue pode ser assintomática ou até parecida com uma gripe. Porém, sua mutação mais preocupante pode gerar alterações na coagulação sanguínea e até mesmo levar o paciente a óbito.

A febre costuma ser um sintoma comum, e em sinais mais graves podem aparecer sinais de hemorragia, indo até delírios e derrames e pode causar a morte do paciente entre 12 e 24 horas.

Chikungunya

Além da febre e dor de cabeça, esse caso costuma ser reconhecido por dores fortes nas articulações. Em alguns casos, os pacientes costumam desenvolver sintomas de 2 a 12 dias após a picada.

A dor geralmente atinge os dois lados do corpo, e costuma ser tão intensa que mesmo após curado por anos, o paciente pode sentir as mesmas dores.

Como prevenir?

Já sabemos que o mosquito se prolifera em qualquer água parada, mas seus ovos podem sobreviver com a falta dela por cerca de 450 dias. Por isso, a atenção com o transmissor deve ser eficaz mesmo durante a época de estiagem. Entre os cuidados com a dengue, chikungunya e zika pode-se citar:

  • piscinas e caixas d’água devem sempre estar cobertas;
  • retire a água de pneus, garrafas, pratinhos de planta e qualquer outro recipiente que possa receber água de chuva;
  • tampe os ralos e abaixe as tampas do vaso sanitário;
  • fique atento aos comedouros dos animais de estimação;
  • utilize roupas claras, que minimizem a exposição de pele;
  • mosquiteiros podem ser uma boa opção para grupos de risco (bebês, idosos e pessoas acamadas);
  • repelentes e inseticidas também podem ser utilizados.

Caso você entre em contato ou tenha suspeita de qualquer uma dessas doenças, busque a unidade de saúde mais próxima. Conforme dito anteriormente, a melhor maneira de prevenção ao zika vírus, dengue e chikungunya é o combate a seus ovos. 

Qualquer lugar que contenha água parada exposta sem tratamento é um ponto focal em potencial para a proliferação desse tipo de mosquito!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?