A curva ABC é utilizada para dar detalhes para o responsável pelo orçamento de uma obra analisar qual será o nível de importância de cada insumo. Continue a leitura deste artigo para conhecer a curva ABC e como ampliar na construção civil.
O que é a curva ABC?
É a aplicação de uma metodologia que irá gerenciar os materiais, equipamentos e as atividades em um projeto de acordo com seu grau de importância. Ela é baseada no teorema de Vilfredo Pareto, economista italiano que notou que 80% da riqueza do país estava nas mãos de 20% da população.
Na construção civil ela é aplicada para auxiliar no mapeamento do controle de gastos, de rendimento e para fazer de maneira correta a gestão de custos.
Classificações em etapas
Será feita conforme os critérios de importância estabelecidos, podendo variar dependendo do contexto. Como exemplo, em um ambiente de estoque, o critério pode ser o valor monetário dos itens. São divididos em classes A, B e C.
Confira como é realizada a classificação:
- classe A: são os itens de maior relevância, valor ou quantidade. Representam 20% do total de itens e irão contribuir com 80% do valor da aquisição em obras.
- classe B: apresentam uma média importância e quantidade. Correspondem a 30% do valor utilizado nos itens e 15% do valor.
- classe C: baixa importância, representando 50% dos itens e 5% do valor.
- Essa classificação representa o princípio de Vilfredo Pareto, como citamos. Com essa distribuição, é possível aplicar a curva de ABC na gestão de estoque, planejamento da obra e compras.
Cálculo de percentuais
Etapa que vem logo após a classificação em etapas. Serão calculados os percentuais de valores e impactos que cada categoria irá representar. É realizado através do o valor ou impacto que elementos terão em cada categoria e será dividido pelo valor total.
Avaliação dos impactos
Com ela é possível mensurar quais serão os impactos com as variações de preços nos materiais para o orçamento da obra. Além disso, ela também é ideal para reduzir gastos com produtos e fornecedores.
Como utilizar a curva ABC no orçamento de obra e quais suas vantagens?
É uma ferramenta popular e muito útil na hora de realizar o orçamento para a obra. Ela é utilizada para calcular os insumos. Confira como calcular a curva corretamente:
- liste insumos como: azulejos, areia, pisos, em ordem decrescente;
- calcule a porcentagem de cada item de conforme o valor total;
- após esses dois passos, calcule toda a porcentagem acumulada e realize a classificação ABC.
Para montar a curva ABC para um orçamento, existem softwares pagos que fazem os cálculos precisamente. Na tabela, alguns dados serão inseridos.
- quantidade de material;
- valor unitário e valor total do insumo que serão utilizados na obra;
- soma das porcentagens.
Entre suas principais vantagens, está a facilidade para identificar quais serão os itens que terão um maior impacto financeiro. Além disso, também melhora o processo de negociação com os principais fornecedores.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a curva ABC, que tal conferir os principais reservatórios de água disponíveis na Faz Forte?
Faça um orçamento rápido e tenha o melhor equipamento na sua construção!
Comentários no Facebook