Atualmente a perda de água potável no país chega 30%, e uma das causas são os vazamentos que ocorrem na tubulação.
Existem vários fatores que podem contribuir com os rompimentos como, material utilizado, idade da tubulação, pressão exercida, entre outros. Quando há o aumento da pressão dentro da canalização acima do dimensionamento, por exemplo, pode ocorrer o pressionamento da canalização e assim seu rompimento.
Na região metropolitana da cidade de São Paulo existem tubulações que possuem mais de trinta anos. Há trinta anos as tubulações eram feitas de ferro, que sofre um processo de cristalização pela ação da água, e esse processo provoca obstrução do tubo, que por sua vez reduzem a capacidade de vazão, tendo que aumentar a pressão da água.
Muitas vezes esses vazamentos acontecem dentro mesmo da nossa residência, pequenas rachaduras, em canos, piscinas e caixas acopladas em vasos sanitários, costumam serem os vilões dos vazamentos.
Os olhos devem estar atentos ao valor indicado na conta de água, se o valor cobrado vir muito acima do comum, verifique e existência de vazamentos e chame um especialista para verificação.
Comentários no Facebook