A água é um recurso natural imprescindível para a vida, sendo parte essencial do nosso dia a dia. Além do consumo para manter nosso corpo hidratado, ela faz parte do funcionamento de vários cômodos, principalmente do banheiro.
Seja numa reforma ou mesmo construção desse espaço, uma das alternativas para poupar o uso da água sem invalidar o design desse local é o desenvolvimento e criação do banheiro sustentável. Para entender tudo e saber como colocar esse projeto em prática completamente, acompanhe as dicas e recomendações. Boa leitura!
A importância do uso consciente da água
A preservação da água é um dever de todos, afinal o seu uso é essencial para várias áreas da sociedade. Por isso, esses ensinamentos devem começar em casa, já que com ações simples é possível economizar muito desse recurso.
Ao adotar ações responsáveis, será possível:
- garantir água para as próximas gerações;
- mais economia financeira;
- proteger o meio ambiente em diferentes áreas.
Conhecendo mais sobre o banheiro ecológico e sustentável
É fato que o banheiro é o lugar da casa que os maiores desperdícios de água costumam acontecer. Isso ocorre, por ser esse cômodo que abriga o chuveiro, torneiras da pia, vaso e outras soluções que fazem o uso recorrente da água.
Para não haver nenhum desperdício, foram criados os chamados banheiros sustentáveis ou ecológicos. Eles contam com opções que auxiliam na economia e te ajudam a não mandar água embora sem necessidade, incluindo produtos mais tecnológicos, mecanismos atualizados, desenvolvidos com materiais mais resistentes e outras ações de conscientização.
Como colocar esse projeto em prática
O primeiro passo para o sucesso do projeto é ideal selecionar muito bem quais os serão os componentes do seu banheiro. Então, reflita sobre o impacto ambiental da sua obra e quais as melhores atitudes para o meio-ambiente dentro desse contexto.
Tenha tudo bem planejado e faça escolhas que auxiliem o planeta terra, por exemplo, de prioridade de materiais sustentáveis, como tijolos e tintas ecológicas, além de lâmpadas em LED, que reduzem bastante o uso de energia elétrica.
Assim, além de economizar água, você também pode poupar outros recursos e materiais importantes para a vida.
Economizando água no banheiro
Não é apenas com o tempo limitado para o uso que é possível o consumo menor da água. Para ter um banheiro realmente sustentável, que agrega positivamente no planeta, existem alguns itens recomendados. Confira como cada item pode deixar o seu banheiro mais amigo do meio ambiente:
Vaso sanitário
Sabia que dependendo do projeto de construção e funcionamento do seu banheiro, cada vez que a descarga é acionada pode ser gasto de 10 a 14 litros de água em questão de segundos?
Atualmente, existem duas opções, as bacias com válvula e com caixa acopladas, sendo que a diferença nestes dois modelos está na economia. Apesar de não ser a preferida na estética os modelos com caixa acoplada chegam utilizar 3 a 6 litros por acionamento, enquanto os modelos com válvulas podem chegar a mais de 18 litros. Isso ocorre porque na caixa acoplada não é possível permanecer com o dispositivo acionado além do tempo necessário.
Outra solução mais inovadora e altamente eficiente é a válvula de duplo acionamento, que libera a quantidade de água necessária para despejar líquidos e sólidos. Com um sistema como esse, é possível chegar a uma economia de água de até 30%.
Banho
Uma das recomendações mais comuns quando falamos sobre a economia de água no banheiro são os banhos curtos, fechando o registro ao se ensaboar e diminuindo o tempo com a água ligada. Essa é uma dica super válida, no entanto, para deixar seu banheiro mais ecológico, é possível contar com equipamentos desenvolvidos com essa função.
Na hora de reformar ou revitalizar o seu banheiro, saiba que existem chuveiros com controle de vazão, que mantêm a pressão do jato e consomem muito menos água que os convencionais. Essas duas estratégias em conjunto com certeza deixarão a sua economia mais impactante do que se espera.
Pias e torneiras
As torneiras também podem representar uma porcentagem significativa na economia de água. De arejadores a sensores automáticos, existem muitas soluções que permitem que a economia de água chegue a até 50%.
Uma alternativa é utilizar torneiras de monocomando, que possuem apenas uma alavanca que controla o uso da água e a sua temperatura. Com elas, com certeza o seu banheiro terá uma identidade única, sem perder a funcionalidade de economizar água durante o seu acionamento.
Outras recomendações são em relação ao uso desse equipamento em duas situações bastante corriqueiras:
- ao escovar os dentes mantenha a torneira aberta apenas quando for enxaguar a boca, utilizando o necessário;
- no momento de colocar sabão no rosto para a sua lavagem, não deixe a torneira aberta ou meio aberta, já que com um mecanismo simples é possível abrir a torneira de olhos fechados.
Dicas extras para uma casa mais ecológica
Existem outras ações altamente efetivas que geram a economia de água e o uso sustentável desse recurso. Conheça mais a seguir:
- com o passar do tempo é comum alguns itens terem um funcionamento prejudicado podendo causar desperdício, troque equipamentos antigos e faça sua manutenção;
- para um banheiro e casa mais sustentável, reaproveite a água da casa investindo em uma cisterna ou utilizar uma água para mais de uma função, quando possível;
- não deixe vazamentos de descarga ou torneira acontecem por muito tempo, já que a longo prazo essa perda pode chegar a grandes litros;
- verifique a sua caixa d’água, optando por aquela que seja mais completa e melhor para a sua casa, como os modelos da Faz Forte;
- não utilize o vaso sanitário como lixeira, evitando assim qualquer entupimento ou sobrecarregar a descarga.
Deu para notar que quando combinados com atitudes positivas, um banheiro ecológico e sustentável é uma alternativa essencial para o cuidado com a água e o planeta. Para continuar com essas atitudes, venha ler mais sobre a importância da manutenção da caixa d’água para o uso responsável da água!
Comentários no Facebook